O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

258

II SÉRIE-A — NÚMERO 14

Equipamentos e serviços

As principais actividades ocupacionais no interior da

freguesia estão bem apoiadas pela cooperativa agro-pecuá-ria O Arado, C. R. L., que também conta, entre os seus cooperantes, com muitos agricultores das freguesias vizinhas.

Realiza-se na freguesia uma feira bimensal, aos segundos e quartos sábados de cada mês, a Feira do Senhor do Pedão, e uma outra anual, a Feira da Senhora de Março, a 25 de Março de cada ano, que mantêm viva a mais antiga forma de comércio dos meios rurais e que vão contribuindo para o escoamento de alguns produtos agrícolas laboriosamente cultivados.

Diversas instalações agro-pecuárias, essencialmente no campo da avicultura, encontram-se um pouco por toda a freguesia, merecendo ainda referência algumas explorações de ovinos.

Alguns alambiques dão seguimento à produção vitícola, com muito boa expressão na freguesia, contribuindo, muito dignamente, para o nosso tão afamado vinho do Dão.

Uma serração de madeiras existente na freguesia é insuficiente para dar resposta aos produtos florestais, sentindo-se a falta de uma outra unidade que, entretanto inac-tivada há alguns anos atrás, muito contribuíra para a economia local.

Duas oficinas de carpintaria e marcenaria e uma oficina de serralheria civil, que compreende trabalhos em alumínio, integram a indústria da freguesia.

Devidamente delimitada, existe uma ampla zona definida como de exploração de cal a norte da povoação de Routar, sendo ainda certo que a exploração de volfrâmio, noutros tempos, nos limites desta povoação e nos da de Várzea e de na Vila Chã do Monte, terá tido forte incremento, sendo ainda bem visíveis os sinais dessa indústria extractiva — e ainda há pouco tempo foram modificados dois edifícios que serviram tal actividade: a fundição em Routar e um centro de recolha e tratamento do minério na Várzea—, cantando-se então por estas terras, a esse propósito:

Raparigas do volfrâmio Guardai o vosso dinheiro Pra comprar papel e tinta Pra escrever ao resineiro

O granito ocupa também alguns artistas com o trabalho na indústria da pedra.

Contam-se na freguesia dois postos de abastecimento de combustíveis, diversos postos de fornecimento'de gás doméstico, duas oficinas de reparação de automóveis, contemplando uma delas a reparação de motores e máquinas agrícolas, diversas empresas e empresários da construção civil, que se conjugam e complementam com diversos estabelecimentos de fornecimento de materiais para esse sector económico, um armazém de bijutarias, quinquilharias e diversos artigos domésticos, uma barbearia e diversos barbeiros tradicionais, algumas alfaiatarias e costureiras ou modistas, etc.

No âmbito da hotelaria e cafetaria, contam-se diversos cafés, dois restaurantes e um snack-bar.

O comércio da freguesia inclui ainda diversos mini-mercados ou mercearias e estabelecimentos comerciais com produtos diversificados, um talho, uma farmácia, que inclui secções de drogaria e perfumaria, e uma agência funerária.

Torredeita dispõe, no campo da saúde, de um posto

médico, no qual prestam serviço diariamente três médiqos, um enfermeiro, dois oficiais administrativos e um auxiliar1, de um posto de recolha de sangue para análises clínicas e de um consultório médico particular, que prestam os correspondentes serviços às populações locais e às de algumas das freguesias vizinhas.

Duas instituições locais movem-se no campo da solidariedade social. O Centro Social da Paróquia de Torredeita, com ATL, dedica a sua actividade, essencialmente, às populações da freguesia; por seu lado, a Fundação Joaquim dos Santos, com creche, jardim infantil, lar de idosos e assistência domiciliária, com excepção desta última, tem a sua actividade mais voltada para lá das fronteiras da freguesia.

Um jardim infantil público, a funcionar nas instalações da que foi a cantina escolar, dá cobertura à primeira fase da escolaridade, que para o ensino primário na freguesia conta com salas de aulas distribuídas por três edifícios — Torredeita, Vila Chã do Monte e Magarelas.

A Escola Profissional de Torredeita, com instalações, docentes e cursos de reconhecida qualidade, com capacidade para mais de três centenas de alunos, é frequentada por jovens das mais variadas regiões do território e de alguns" países de língua oficial portuguesa. Este estabelecimento de ensino integra ainda um modelar auditório, o que possibilita a realização de reuniões, conferências, festas e outras actividades sócio-culturais, para além de aulas cuja especificidade se adequa ao espaço.

O Agrupamento de Escuteiros de Torredeita — o número é 749 —, cuja existência leva já mais de três anos (fundado em 25 de Março de 1984), dispõe de instalações que lhe permitem independência e autonomia e, com o seu espírito inovador e aberto à juventude, vai despertando ou motivando os mais novos para alguns valores morais e sociais no âmbito das suas actividades.

O Grupo Social de Recreio e Desporto de Torredaita, o Centro Cultural e Recreativo de Routar, a Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Vila Chã do Monte e o Centro Social da Paróquia de Torredeita, a primeira das quais se encontra fundada desde 1936, são os principais factores de movimentação social, cultural, recreaúva e, de forma particular, desportiva, através do fomento desenvolvido nos seus salões de festas e nos seus parques desportivos do teatro ao magusto, do fado às variedades, do ténis de mesa aos jogos de cartas e outros jogos de mesa, das reuniões públicas à simples «cavaqueira», enfim, de tudo um pouco o que socialmente é tradicional se vai acolhendo sob o tecto daquelas instituições, paralela e simultaneamente com o desporto ao ar livre, como o futebol (de onze e de cinco ou sete), os jogos tradicionais, o tiro, o cicloturismo, etc:, que se vão desenvolvendo nos respectivos parques de jogos ou pelas estradas das redondezas.

Uma outra associação existente na freguesia, com características bem diferentes das antes referidas, principalmente pela não abertura do acesso à população em geral, especificidade muito própria e que talvez seja um dos segredos da sua longevidade, nem por isso menos importante, é o Rancho Folclórico de Torredeita, que tao bem tem sabido proceder à recolha, promover e desenvolver a divulgação e preservar o valor e a autenticidade do folclore e dos trajes locais e regionais, através do qual, um pouco por todo o mundo, Torredeita, Viseu, Beira Alta e Portugal já foram referidos e ficaram conhecidos.