O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

73 | II Série A - Número: 009S2 | 13 de Outubro de 2007

CAIXA 20. APOSTA NA DISPONIBILIZAÇÃO DE CERTIDÕES FISCAIS ON-LINE

Desde Junho de 2007 que foi disponibilizada a possibilidade dos Contribuintes Singulares comunicarem, alterarem ou consultarem o IBAN a utilizar pela Administração Fiscal. A adesão a este serviço tem sido muito significativa tendo ultrapassado a utilização do canal presencial, como se comprova no gráfico seguinte que ilustra a quantidade de actualizações de NIBs realizadas entre Junho e Setembro de 2007:

Gráfico I.2.4. Actualização de NIB Internet
137 884
Serviço de Finanças
80 477 Fonte: Ministério das Finanças e da Administração Pública.

Este serviço aumenta o grau de satisfação do contribuinte face à Administração Fiscal, pois não só vê antecipado o recebimento do seu reembolso, como também torna desnecessárias as deslocações aos bancos para depósito do respectivo cheque.

O Canal Internet – Evolução das Formas de Contacto com a Administração Fiscal Considerando os estudos qualitativos que a Administração Fiscal tem vindo a efectuar nos últimos anos, com o objectivo de conhecer o grau de satisfação dos seus principais grupos de utentes face às interacções que mantêm com a Administração Fiscal, verifica-se que o canal Internet tem vindo a assumir um papel cada vez mais relevante nas interacções que os diferentes grupos de utentes mantêm com a Administração Fiscal
9
, sendo os elevados níveis de satisfação existentes a comprovação da correcta aposta que tem vindo a ser feita no sentido de incentivar o uso deste canal electrónico.
De facto, considerando as respostas obtidas nos questionários efectuados aos contribuintes, conclui-se que, relativamente às formas de contacto com a Administração Fiscal, o canal Internet assume-se como um dos principais canais de interacção entre os utentes e a Administração Fiscal, com 93% dos TOC e 81% dos utentes Internet a indicarem utilizar este canal de forma “Frequente” ou “Muito Frequente”.
Seguidamente, são os Serviços/Direcções de Finanças que possuem maiores índices de utilização, seguidos dos canais e-mail e telefónico. 9 Análise de questionários lançados para preenchimento na Internet durante o ano de 2007.