O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

128 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

n) Juventude e Desporto

O Pacto Europeu da Juventude adoptado no Conselho Europeu de Março de 2005 e o programa do “Trio de Presidências” que estabeleceu como tema central a “integração social e profissional dos jovens” foram a base para uma resolução do Conselho Educação, Juventude e Cultura sobre voluntariado. Sob a presidência portuguesa, realizaram-se vários eventos envolvendo jovens, como o Evento Juventude (Lisboa, 15 a 17 de Setembro), que reuniu cerca de 120 representantes de jovens da UE, dos Conselhos Nacionais da Juventude dos Estados Membros, dos países EFTA e de Organizações internacionais; a Cimeira Euro-África da Juventude (4 a 7 Dezembro), que teve como objectivo estimular a participação dos jovens na cooperação euro-africana. No domínio do Desporto, a apresentação do Livro Branco sobre o Desporto pela Comissão Europeia, de 11 de Julho, foi o acontecimento mais relevante. o) Cultura e audiovisual

O debate sobre as indústrias culturais e criativas está na ordem do dia, tanto a nível nacional, como europeu. Este sector contribui com percentagens muito significativas para o PIB e para a criação de emprego o que explica as diligências feitas por Portugal, e apoiadas por outros Estados-Membros, no sentido do Conselho Europeu da Primavera, sob Presidência alemã, se pronunciar sobre a matéria. Foi decidido que 2009 será o ano europeu da criatividade e da inovação.

No Conselho realizado em Maio, a Comissão Europeia viria a apresentar uma Comunicação sobre uma “Agenda Europeia para a Cultura num Mundo Globalizado”.
No âmbito da discussão deste documento, a Presidência portuguesa organizou, nos dias 26 e 27 de Setembro, em Lisboa, o primeiro “Fórum Cultural para a Europa”. Os elementos que podem contribuir para a promoção da criatividade são os seguintes: dar oportunidades sob várias formas de expressão cultural, artística e criativa na educação,