O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

36 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

O empenho da Presidência portuguesa para a normalização das relações com a Tunísia foi sublinhado por uma carta pessoal do Presidente Ben Ali, enviada ao Presidente da República de Portugal, na qual agradece os esforços desenvolvidos pela Presidência portuguesa.

Jordânia: no decurso do 6º Conselho de Associação UE-Jordânia, em Dezembro, constatou-se a excelência das relações entre as Partes e a importância deste país na região, nomeadamente pelo seu avanço nas reformas políticas, as quais deveriam constituir um exemplo para outros países da vizinhança.

Egipto: o 3º Conselho de Associação teve lugar em Março, sob a Presidência alemã.
Durante a Presidência portuguesa, foi organizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre Migrações, Assuntos Sociais e Consulares (22 de Outubro) e o SubComité Justiça e Segurança (23 de Outubro) que proporcionou uma melhoria qualitativa no diálogo UE-Egipto.

Israel: sob a Presidência alemã, no 7º Conselho de Associação UE-Israel, em Março, Israel apresentou o pedido de criação de um Grupo de reflexão com vista à obtenção de um estatuto privilegiado. A Presidência alemã aceitou iniciar um processo de reflexão atravçs da criação de um Grupo Informal, constituído pelo “Trio de Presidências”, Comissão e Israel, tendo por missão escutar as pretensões daquele país e proceder a uma troca de ideias. Este Grupo de Reflexão reuniu-se uma primeira vez sob Presidência alemã, em Junho, e mais tarde, em Outubro, durante a Presidência portuguesa. Argélia: em Abril, realizou-se o 2º Conselho de Associação UE-Argélia que permitiu avaliar o estado das relações. Embora este país não tenha aderido à PEV, foi possível, nomeadamente por intervenção portuguesa, inclui-lo nas agências e programas comunitários.

Líbia: na sequência da resolução do caso do pessoal médico búlgaro, libertado a 18 de Julho, foi lançado o processo para o estabelecimento das relações contratuais entre a UE