O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

32 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

não excluindo numa fase posterior vir a dar um passo mais ambicioso solicitando a adesão à UE.

Processo de Estabilização e Associação para o Sudeste Europeu (PEA): os Balcãs Ocidentais (BO) constituíram uma preocupação central da UE, com particular destaque para a questão do futuro estatuto do Kosovo. O Conselho Europeu de Dezembro reiterou que o futuro dos BO está na UE. Registaram-se progressos na conclusão de Acordos de Estabilização e Associação (AEA).

No Documento de Estratégia para o Alargamento para 2007-2008, a Comissão deu particular destaque aos países dos BO, reconhecendo que todos têm feito progressos, embora a diferentes ritmos. Albânia: o cenário traçado, relativamente aos progressos da Albânia, é, conforme o relatório, moderadamente positivo: alguns progressos, contrabalançados por manifestas insuficiências. As estruturas democráticas da Albânia cumpriram os seus papéis constitucionais nucleares e o país registou alguma evolução em matéria de Estado de Direito e do alinhamento com os padrões europeus. O país continuou a desempenhar um papel positivo na região. A cultura democrática e, em particular, o diálogo construtivo entre os partidos precisam de ser desenvolvidos, de forma a permitir ao sistema político funcionar de forma eficaz e transparente. A luta contra a corrupção e o crime organizado representam os maiores desafios. A capacidade administrativa continua a apresentar fragilidades.

Portugal reconheceu que a Albânia tem contribuído para a estabilidade na região dos Balcãs e encorajou os esforços do governo albanês no sentido de pôr em prática as reformas necessárias para aproximar o país dos padrões que regem a UE, nomeadamente em matéria de luta contra a corrupção e o crime organizado.

No âmbito da Presidência portuguesa, o MENE deslocou-se ao país em Novembro, tendo as relações UE-Albânia e a situação do Kosovo dominado as discussões.