O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

67 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

Diálogo com os EUA, Canadá, Japão e Espaço Económico Europeu (EEE): os pontos de entendimento e preocupações comuns relativamente a diversas situações de crise no continente africano (Sudão, Somália, RDC, Zimbabué, Etiópia-Eritreia) foram um dos aspectos mais relevantes dos diálogos supra-mencionados.

Ásia

Nepal: no âmbito da Presidência portuguesa, destaca-se a realização de uma visita “Troika” ao Nepal, de 3 a 6 de Dezembro, cuja principal missão foi reforçar o apoio da UE ao processo de paz nepalês e entregar mensagens de incentivo à realização de eleições livres e justas.

Paquistão: o Paquistão é um importante parceiro da UE. Atendendo ao papel central que o Paquistão desempenha em vários desafios globais, que afectam directamente a comunidade internacional – como sejam o Afeganistão e a luta contra o terrorismo –, a UE tem o máximo interesse em garantir a estabilidade do Paquistão. Índia: 2007 foi um ano de diálogo político com a Índia, estreitando-se a parceria estratégica que desde 2005 se estabeleceu entre a UE e a Índia. A VIII Cimeira UE-Índia, realizada em Nova Deli, a 30 Novembro, constituiu um passo significativo no amadurecimento das relações entre as partes. Daqui resultou a obtenção da anuência indiana para actualizar o quadro legal das relações UE-Índia, o que poderá abrir caminho para um futuro Acordo de Parceria e Cooperação. Ásia Oriental: sob o impulso da Presidência portuguesa, actualizaram-se e publicaramse, pela primeira vez, as “guidelines” políticas para a Ásia Oriental. Este documento traça um conjunto de princípios e recomenda uma série de vectores regentes da actuação da Política Externa e de Segurança Comum europeia para aquela região, onde a UE tem importantes interesses, com o objectivo de lhe conferir maior coerência, segurança e visibilidade.