O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

9 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

7 Cimeiras e 52 reuniões ministeriais, num total superior a 200 encontros com países terceiros; 150 reuniões realizadas em Portugal, ao nível político e técnico.

De acordo com o Relatório, apresentado pelo Governo, os encontros organizados em Portugal, da responsabilidade ou co-patrocinados pela PPUE, permitiram aprofundar a reflexão em diversos dossiers da UE, possibilitando ainda uma maior proximidade e envolvimento dos cidadãos no projecto europeu.

Com cerca de 1 milhão de visitas, 600.000 visitantes e 5 milhões de páginas visionadas, a divulgação de cerca de 600 notícias; 129 declarações no âmbito da Política Externa e de Segurança Comum (PESC); 164 declarações da Presidência em organizações internacionais; 126 discursos; transmissão em directo de cerca de 120 conferências de imprensa, o Portal da Presidência foi, como refere o Relatório, um importante elemento dinamizador e de divulgação dos trabalhos desenvolvidos sob a PPUE.

O Relatório faz uma avaliação dos resultados da Presidência portuguesa francamente positiva. Tal como no Relatório, importa agora uma análise mais detalhada dos trabalhos realizados com vista à concretização das prioridades definidas pela Presidência Portuguesa. Assim,

a) Futuro da Europa

No dia 13 de Dezembro foi assinado o Tratado de Lisboa, em sessão solene realizada no Mosteiro dos Jerónimos. Cumprindo na íntegra o mandato recebido do Conselho Europeu de Junho de 2007, foi possível chegar a acordo político sobre o tratado reformador na sessão da Conferência Intergovernamental (CIG) a nível de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Lisboa, em 18 e 19 de Outubro. A questão da futura composição do Parlamento Europeu para o período 2009-2014 foi acordada na mesma ocasião, tendo o Conselho Europeu de 14 de Dezembro dado o seu acordo político à