O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

13 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

Ministerial EuroMed Migrações, na qual foram acordadas conclusões envolvendo todos os aspectos das migrações e que contribuíram igualmente para os trabalhos da 2ª Cimeira UEÁfrica. Decorreu, entre outras iniciativas, a primeira reunião conjunta dos Ministros JAI e dos Ministros do Emprego e Política Social, sob o tema “Migração, Emprego e Estratégia de Lisboa”.

d) Relações Externas

Foram realizadas diversas iniciativas que, nos termos do relatório, elevaram o perfil da União e fortaleceram a sua influência a nível internacional. Destaque para as Cimeiras da UE com a Ucrânia, Rússia, China e Índia (a Cimeira UE-ASEAN comemorativa dos 30 anos do seu relacionamento constituiu um evento singular), mas a Presidência portuguesa deu particular destaque ao reforço das relações com o continente africano e com o Brasil.

Foi realizada a 2ª Cimeira UE-África, sucessivamente adiada desde 2003. Na ocasião foram aprovados a Estratégia Conjunta, o Plano de Acção e a Declaração de Lisboa, que formam a base do novo relacionamento estratégico entre a UE e África, assente numa parceria igualitária.

Foi promovida a 1ª Cimeira UE-Brasil, que contribuiu para elevar ao mais alto nível o diálogo da União com o Brasil, estabelecendo também uma parceria estratégica, além de potenciar as relações entre a UE e o espaço latino-americano.

A Presidência portuguesa consagrou esforços ao diálogo com o Mediterrâneo e o Médio Oriente. Foi assim conferida particular atenção ao Processo de Barcelona (tiveram lugar cinco Ministeriais EuroMed: Comércio, ECOFIN, MNE, Migrações e Energia), bem como às questões relacionadas com o Processo de Paz do Médio Oriente, o “dossier” nuclear iraniano e o Iraque.

No plano multilateral, os direitos humanos assumiram um papel central na acção da Presidência portuguesa destacando-se o trabalho desenvolvido na 62ª Assembleia-Geral das