O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

30 | II Série A - Número: 029 | 29 de Janeiro de 2010

de Trabalho designado pela Comissão para o efeito e tendo em conta as respectivas propostas de alteração apresentadas pelos grupos parlamentares.
Em resultado da discussão havida, foi apresentada uma proposta de Texto de Substituição dos Grupos Parlamentares do PSD e BE, subscritores dos projectos de resolução supra identificados, no qual foram acolhidas as respectivas propostas de alteração do demais grupos parlamentares.
Na sequência, o texto de substituição, em anexo, dos projectos de resolução n.os 49/XI (1.ª) - PSD e 51/XI (1.ª) - BE, é enviado ao Plenário da Assembleia da República para efeitos da respectiva votação, reservando os grupos parlamentares as suas posições de voto para o Plenário.

Palácio de S. Bento, 26 de Janeiro de 2010.
O Presidente da Comissão, Pedro Soares.

Anexo Texto de substituição

A Assembleia da República, tendo em conta as recentes intempéries causadas por chuvas e ventos intensos originando elevados prejuízos a nível social, económico e agrícola, em alguns concelhos da região do Oeste e da região do Algarve, resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo o seguinte: 1 − Mobilize o Fundo de Emergência Municipal e a Conta de Emergência, nos termos considerados convenientes, e para os concelhos da região Oeste mais gravemente atingidos pela intempérie.
2 − Proceda ao levantamento dos concelhos mais afectados na região do Algarve a fim de detectar os que, eventualmente, possam ser inseridos no quadro de excepção, de forma a usufruírem da medida 1.5.2 do Programa de Desenvolvimento Rural – PRODER.
3 − Accione legalmente o fundo de calamidade agrícola do Sistema Integrado de Protecção contra a Aleatoriedade Climática (SIPAC) de forma a beneficiar os produtores que tenham efectuado contribuições para este fundo.
4 − Disponibilize um apoio financeiro de emergência a todos os agricultores afectados por esta intempérie, de forma a minorar os prejuízos decorrentes da destruição das infra-estruturas de produção agrícola e a apoiar a reposição do potencial produtivo.
5 − Promova condições para o estabelecimento de uma moratória ao reembolso dos créditos concedidos pela banca aos agricultores com infra-estruturas afectadas, bem como considere, para efeitos de crédito, que as explorações sejam integradas dentro dos critérios de bonificação similares aos previstos para as operações equiparadas à operação de concentração.
6 − Complemente o apoio previsto no ponto 4, com o acesso facilitado aos fundos de garantia mútua, de forma a permitir que os agricultores da região afectada possam aceder às garantias necessárias no momento de apresentação de candidaturas, quer às linhas de crédito disponibilizadas quer aos fundos do PRODER em questão, nomeadamente através da sociedade de garantia mútua para o sector agrícola (AGROGARANTE).
7 − Aprove um novo quadro legal para o sistema de seguros agrícolas simplificado e eficiente, alargado a todos os sectores agrícolas.
8 − Promova junto da União Europeia, já durante a presidência espanhola, o agendamento da negociação de um seguro agrícola europeu, com verbas comunitárias provenientes do 1.º pilar da PAC.
9 − Apresente, num prazo de 30 dias, um relatório de análise das razões que determinaram a demora verificada na região do Oeste ao nível da reposição do abastecimento de serviços públicos de água, de electricidade e de comunicações.

Palácio de S. Bento, 21 de Janeiro de 2010.
O Presidente da Comissão, Pedro Soares.

———