O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 | II Série A - Número: 213S1 | 20 de Julho de 2012

investigação das EC ITC e são complementares de outras atividades no mesmo domínio, demonstrando progressos técnicos satisfatórios, em consonância com as diferentes estratégias de implementação industrial. ii. Em 2010, a maioria das Empresas Comuns iniciaram uma revisão dos documentos de estratégia e atualizaram as prioridades da investigação, estabelecendo as bases dos convites à apresentação de propostas, com vista a refletir os progressos científicos e a evolução das necessidades das diferentes indústrias. A Empresa Comum Clean Sky procedeu a uma avaliação dos seus objetivos ambientais, conforme inicialmente estabelecido na sua proposta técnica. Os programas de trabalho dos Demonstradores Tecnológicos Integrados (Integrated Technology Demonstrators - ITD) e os tópicos dos convites à apresentação de propostas conexos foram igualmente revistos com base nestes elementos atualizados. A Empresa Comum IMI estudou a recomendação de lançamento de uma série de projetos de grandes iniciativas e de aplicação de uma abordagem «pensar em grande» na formulação dos tópicos dos seus convites. A Empresa Comum PCH desenvolveu ações específicas destinadas a superar as limitações do princípio de congruência e das taxas de financiamento, identificadas como um importante fator de risco para as suas atividades operacionais.
As Empresas Comuns ARTEMIS e ENIAC elaboraram uma nova versão das suas agendas de investigação, de modo a acompanharem as novas tendências e a rápida evolução nos seus domínios.
iii. Ao nível das atividades administrativas importa sublinhar a atribuição da concessão de autonomia administrativa e operacional às Empresas Comuns ARTEMIS, IMI e Clean Sky, na sequência do trabalho desenvolvido em matéria de enquadramento jurídico e financeiro. Uma das principais tarefas das Empresas Comuns realizada em 2010 foi o desenvolvimento dos sistemas e processos internos de funcionamento, bem como a criação do painel de indicadores-chave de desempenho. Em 2010, as entidades concluíram os processos de recrutamento de pessoal e o procedimento conjunto de adjudicação das novas instalações, tendo-se transferido, em janeiro de 2011, para as o edifício White Atrium, em Bruxelas.
iv. No que diz respeito às atividades de comunicação, as EC ITC centraram a sua atenção na promoção das suas atividades entre as partes interessadas e na manutenção de relações com intervenientes mediante a realização de vários eventos: jornadas de informação, workshops, reuniões e conferências. Foi mantido um relacionamento estreito com os meios de comunicação social, tendo sido publicados vários comunicados de imprensa sobre tópicos-chave de investigação.