O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

127 | II Série A - Número: 125S1 | 4 de Junho de 2014

Em 2012, verificou-se a redução da despesa em todas as suas componentes, com exceção dos juros, sendo especialmente intensa a redução das despesas com pessoal.
Neste quadro de redução generalizada da despesa pública, o aumento da despesa com juros e outros encargos da dívida torna-se mais notório. Em relação a 2011, esta despesa aumentou 327,6 milhões de euros, ou seja, 4,7% em Contabilidade Nacional (aumento de 1.900 milhões de euros em Contabilidade Pública), tendo atingindo os 7.265,4 milhões de euros3. O crescimento continuado do serviço de dívida justifica que o CES reitere a necessidade de a reduzir, por via da renegociação das taxas de juro e dos prazos de amortização.

Quadro 2 – Despesa das administrações públicas em termos ajustados (CFP - Relatório nº 2/2013 – Análise da Conta das Administrações Públicas - ótica da Contabilidade Nacional) 3 Fonte: Conselho das Finanças Públicas.
DESPESAS