O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Por último, continuará a ser desenvolvido o aperfeiçoamento de competências dos trabalhadores das empresas e organismos públicos. Com a orientação para perfis de base tecnológica e técnica, espera-se conseguir um maior nível de eficiência, através do redesenho, automação e desmaterialização de processos, da introdução de novas tecnologias, sistemas e ferramentas analíticas e da otimização da gestão de projetos. Estas novas valências contribuirão para aumentar a agilidade e o desempenho das organizações, para melhorar o planeamento e as estruturas de informação e, em último nível, para gerar um impacto positivo na otimização de recursos das empresas.

Agricultura e alimentação

O esforço no aumento da eficiência da despesa prosseguirá em 2023, através do desenvolvimento de um modelo de gestão pública sustentável e de medidas que promovem a utilização racional de recursos, privilegiando a eficiência no seu uso e um consumo sustentável.

Assim, serão desenvolvidas iniciativas de melhoria da eficiência no consumo de água e eletricidade, bem como a nível energético, com o recurso a sistemas de painéis fotovoltaicos, induzindo gradualmente uma redução do consumo de energia elétrica. No caso da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A., o fornecimento de energia elétrica será racionalizado, através da instalação de centrais fotovoltaicas junto dos principais pontos de consumo (i.e., estações elevatórias) e da instalação de equipamentos para redução da energia reativa, de forma a aumentar a eficiência do sistema elétrico.

Vai procurar-se promover o aumento da produtividade dos serviços, por reconfiguração de processos e eliminação de atividades redundantes, através de um sistema de gestão documental mais abrangente, próximo e ágil, reduzindo o tempo de operação e de realização das respetivas tarefas e os gastos com papel e impressões. Será também realizada uma análise pormenorizada dos mercados e dos prestadores de serviços, visando a redução dos encargos e mantendo os níveis de serviço associados. Serão substituídos os equipamentos de cópia e impressão próprios por equipamentos em regime de contratação externa, com menores custos.

Vai ser reestruturado o parque de veículos, com o abate de viaturas de operacionalidade muito reduzida e a substituição por viaturas mais eficientes, preferencialmente, e sempre que possível, de tipologia híbridos plug-in eelétricos.

A nível tecnológico, vai implementar-se a tecnologia Voice Over Internet Protocol, associada a uma componente de videoconferência, que permitirá a redução de custos, e será incrementado o número de serviços disponibilizados online no Portal único de Atendimento das direções regionais de agricultura e pescas.

No âmbito das compras, serão revistos os procedimentos de aprovisionamento, de forma a potenciar a redução de custos com aquisição de bens (matérias-primas, mercadorias para venda), e será potenciada a aquisição agregada e centralizada de bens e serviços, maximizando ganhos de eficiência. Será ainda feita a operacionalização de procedimentos de contratação plurianual, a três anos, por região da costa continental portuguesa, para a execução de dragagens que permitam à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimosefetuar as dragagens com maior previsibilidade e obter ganhos de eficiência na despesa e na utilização de recursos humanos.

10 DE OUTUBRO DE 2022 _______________________________________________________________________________________________________________

117