O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

cuidados de saúde, potenciando a utilização da informação clínica, a disponibilização de plataformas e serviços digitais e a concretização da telessaúde (eHealth) no SNS.

A reformulação da componente operacional do Centro de Controlo e Monitorização do SNS (CCMSNS), com a primeira fase de implementação da nova arquitetura empresarial, é uma medida que permitirá a constituição da base para uma abordagem tecnológica do novo modelo de monitorização, acompanhamento e controlo da despesa do SNS. Esta iniciativa irá suportar a otimização do processo de desmaterialização integral da conferência de faturas. Por ano, são conferidas faturas respeitantes a mais de 171 milhões de embalagens de medicamentos e mais de 100 milhões de MCDT, pelo que esta medida irá permitir a consolidação da informação analítica e estatística relativa aos processos objeto de conferência e a melhoria da informação para a gestão e controlo da despesa do SNS. A integração de novas áreas de conferência ou a participação em etapas de processos de conferência da responsabilidade de outras entidades, por parte do CCMSNS, permitirá também um reforço do controlo da despesa do SNS.

Ambiente e ação climática

A área governativa do ambiente e ação climática vai levar a cabo, em 2023, um conjunto de iniciativas de poupança/ganhos de eficiência na despesa e consolidação orçamental nas várias entidades e empresas públicas por si tuteladas.

No Metro do Porto, S.A. será implementado um conjunto de iniciativas com o objetivo de aumentar a produtividade, como o projeto de inteligência artificial, a adoção de processos de interoperabilidade entre sistemas e entidades ou a análise e adoção de opções open dource.

Para desmaterializar os serviços do Metro do Porto, irá levar-se a cabo a integração da gestão documental com outras aplicações e vai preparar-se um plano de preservação digital. Vão ainda ser melhorados os sistemas de apoio à resposta às reclamações e aos autos, com a disponibilização de um novo software e incorporação de inteligência artificial.

No âmbito da geração de receitas próprias, serão promovidas campanhas de divulgação de comportamento cumpridor e de dissuasão da fraude, será feita a renovação do sistema de bilhética, incluindo a implementação de um sistema de vendas ocasionais em eventos e no aeroporto

Vão ainda ser implementadas no Metro do Porto medidas de eficiência energética, como a instalação de parques fotovoltaicos, bem como levada a cabo a aquisição de um armazém automático. Serão dinamizadas iniciativas de smart maintenance.

Já no Metropolitano de Lisboa, S.A. (ML) vai ser promovida a desmaterialização da documentação física e dos processos de atendimento, recorrendo ao suporte digital. Será também garantida a integração e uniformização da informação, com a gestão de toda a informação do atendimento do Metro de uma forma transversal e uniformizada em toda a organização.

Haverá um aumento da automatização de processos, com redução de tarefas manuais, através da redução dos suportes materiais associados aos processos e da simplificação do procedimento de recolha, tratamento e reporte da informação.

II SÉRIE-A — NÚMERO 98 _______________________________________________________________________________________________________________

114