O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Estas iniciativas permitirão garantir um aumento da qualidade e eficiência do serviço do ML, através de acesso facilitado e rápido à informação em tempo real, pelo Metro e pelo cliente, e gerar consequentemente uma redução de custos operacionais.

No quadro do património do ML, irá ser promovida a alienação das várias frações/apartamentos propriedade do Metro, o que permitirá uma redução nos custos de manutenção e outros com impacto em 2023.

Ao nível da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA) será levado a cabo um conjunto de medidas de caráter ambiental, mas que se enquadram no âmbito da eficiência da despesa, por permitirem poupanças. Entre elas encontra-se a substituição de torneiras convencionais por torneiras com redutor de caudal e temporizador e de autoclismos convencionais por autoclismos com dupla descarga, em instalações sanitárias e copas, bem como o aproveitamento de águas pluviais para utilização nas instalações.

Vai ser ainda promovida a substituição de termoacumuladores por sistemas solares para aquecimento de águas e levada a cabo a instalação de painéis fotovoltaicos para produção de energia para autoconsumo nas instalações da APA.

No Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF) serão otimizados os processos de manutenção da frota automóvel (composta por um universo de cerca de 800 viaturas), estando prevista a centralização da respetiva gestão. Pretende-se assim garantir o tempo mínimo de imobilização e uma resposta célere e eficaz nas manutenções, por forma a mitigar possíveis danos na atividade operacional. Esta iniciativa proporcionará a redução substancial do número anual de procedimentos desta natureza, bem como uma poupança a nível orçamental, por aumento de eficiência.

Ao nível da digitalização, a implementação do projeto de transformação digital do ICNF vai continuar, com a execução de três subprojectos integrados: Office 365; Rubus; e Macroprocessos. A sua implementação vai permitir a concentração num só sistema de cerca de 80 plataformas de informação.

No âmbito do teletrabalho, o ICNF irá dinamizar um projeto de virtualização do trabalho. Neste, estará prevista a manutenção da aplicação do regime de trabalho na modalidade de teletrabalho, mediante a celebração voluntária de acordo de teletrabalho entre o ICNF e os trabalhadores para o prazo de um ano (renovável). Prevê-se com esta medida a diminuição das despesas correntes associadas ao economato, eletricidade e água.

A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) vai recorrer à automatização e digitalização de um conjunto de procedimentos de cobrança das taxas de energia, de forma a reduzir os encargos com o respetivo processamento e tornar os mesmos mais eficientes.

Para redução de despesa, a DGEG irá implementar medidas de redução dos consumos de água e eletricidade, bem como de redução dos encargos com serviços de vigilância e segurança. Será ainda disponibilizada uma opção pelo regime de teletrabalho, sempre que possível, garantindo o mesmo nível de prestação de serviço.

Infraestruturas e habitação

Em 2023, serão desenvolvidas iniciativas com vista à melhoria da eficiência interna e dos serviços prestados através da desmaterialização de processos e da utilização de serviços online e de novos desenvolvimentos aplicacionais

10 DE OUTUBRO DE 2022 _______________________________________________________________________________________________________________

115