O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

No que respeita às iniciativas de eficiência energética, estas assumem um impacto estimado de poupança de 30%, através da diminuição dos consumos de energia, por via da certificação energética e do investimento em renovação do hardware que suporta os sistemas de informação, tornando-os energeticamente mais eficientes e com ganhos também de eficiência operacional e resiliência.

Com a aprovação da estratégia Cloud da Administração Pública, sendo a eSPap a entidade dinamizadora de uma melhor e maior adoção de Cloud na Administração Pública, perspetiva-se um aumento de eficiência através de menor esforço na gestão de dispersos e variados sistemas, maior capacidade de computação e ainda uma maior consolidação das equipas de TIC, resultando numa redução de despesa e numa melhor utilização dos recursos técnicos e financeiros.

Enquanto parceiro tecnológico, e responsável pelo desenvolvimento, manutenção evolutiva e corretiva e suporte de dezenas de soluções aplicacionais de clientes dos vários organismos da Administração Pública, tem sido objetivo da eSPap prosseguir a transformação digital sustentável, assente numa administração cada vez mais moderna, eficiente, eletrónica e interoperável, com evidentes economias de escala.

Serviços partilhados financeiros

O programa transformacional de adoção da fatura eletrónica na Administração Pública, cuja coordenação de implementação está atribuída à eSPap, continua o seu curso, salientando-se, para o ano de 2022, as funcionalidades de integração contabilística da fatura eletrónica, cujo piloto finalizado no último trimestre de 2021 constituiu um marco cumprido do PRR. Este tipo de funcionalidades vêm introduzir eficiência e uniformidade no tratamento contabilístico, promovendo ainda a libertação de horas de pessoal qualificado para tarefas de maior valor acrescentando. Adicionalmente, foram acrescidas funcionalidades aos portais da Fatura Eletrónica na Administração Pública (FE-AP), como, por exemplo, o processo em curso de integração da solução de «recibos verdes» num projeto colaborativo da Autoridade Tributária e Aduaneira com a eSPap.

Em 2022, depois das dificuldades sentidas pelas pequenas e médias empresas decorrentes da pandemia de COVID-19, prossegue a sua adesão à solução de faturação eletrónica para a Administração Pública, designadamente recorrendo à funcionalidade para pequenas e microempresas, que visa agilizar a transmissão e desmaterialização das faturas para fornecedores com um volume reduzido de faturas ao Estado — a 31 de agosto de 2022, consideram-se 4460 fornecedores do Estado a operar a FE-AP face aos 1088 em período homólogo do ano anterior.

Estima-se um valor de poupança superior a 30 milhões de euros em despesa que deixou de ser efetuada com a adoção da fatura eletrónica FE-AP pelas entidades públicas, decorrente da grande disseminação em 2020 e até ao final de 2023, incluindo as cerca de 1000 entidades voluntárias.

Cultura

No âmbito das medidas estruturais para uma maior eficiência orçamental, para além da necessária dimensão de planeamento e de racionalidade da despesa pública, os investimentos de modernização tecnológica dos equipamentos culturais e digitalização das artes e de

II SÉRIE-A — NÚMERO 98 _______________________________________________________________________________________________________________

110