O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

públicas, de todas as áreas de governação, com ganhos muito significativos para o Estado português.

Para 2023, está prevista uma nova iniciativa de centralização de compras, totalmente voluntária e colaborativa, para a aquisição de papel.

No âmbito do PRR — Componente C17: Qualidade e sustentabilidade das finanças públicas, Investimento TD-C17-i01: Sistemas de informação de Gestão Financeira Pública —, foi levada a cabo a revisão das prioridades estratégicas, estando planeada a modernização dos sistemas de informação do Sistema Nacional de Compras Públicas e do Parque de Veículos do Estado, de forma faseada até 2026, com um investimento previsto de cerca de 12 milhões de euros. A primeira plataforma informática de nova geração entrará em funcionamento já em 2022, para dar suporte ao processo de recolha de informação das necessidades de energia das entidades públicas em 2023, através do sistema integrado para a centralização da contratação de energia (C2E) e que permitirá a integração com a solução da fatura eletrónica (FE-AP).

Serviços partilhados de tecnologias de informação e comunicação

No âmbito das tecnologias de informação e comunicação (TIC), prosseguem os esforços de centralização de despesa, contribuindo assim para a eficiência do uso dos recursos.

Deste modo, em 2022, está já a ser dado seguimento ao processo de contratualização dos serviços partilhados TIC, principalmente na área de infraestruturas, com base no catálogo de serviços TIC da eSPap aprovado em 2021, em que o preço dos serviços reflete o custo desses mesmos serviços, o que tem permitido uma melhor utilização dos recursos disponíveis, assim como uma gestão mais cuidada e transparente dos recursos financeiros associados às TIC. O ano de 2022 ficou ainda marcado pela efetivação do primeiro contrato de serviços TIC para desenvolvimento aplicacional. Para 2023, antecipa-se o aumento do número de contratos, permitindo concretizar o potencial de desenvolvimento desta área de serviços partilhados de tecnologia.

Em 2022, perspetivando-se a sua expansão e evolução para 2023, foram desenvolvidos trabalhos significativos na evolução das infraestruturas e na modernização do parque dos postos de trabalho da eSPap e no suporte aos projetos, foram iniciados diversos projetos de desenvolvimento em tecnologia low-code e foi concluído o primeiro projeto de robotização para aplicação interna. Foi ainda incrementada fortemente a adoção (interna e para clientes externos) das ferramentas de Business Intelligence, permitindo construir relatórios dinâmicos com mais e melhores indicadores de gestão em todas as áreas.

No âmbito da estratégia para a transformação eletrónica na Administração Pública, a solução ponto de troca de tráfego (PTT) disponibilizada pela eSPap continuou a contribuir para a redução efetiva de custos ao nível das infraestruturas de comunicações através da adesão em pleno pelas entidades do Estado. A utilização do PTT continuou a aumentar, sendo expetável que aumentos futuros na sua utilização venham a ser potenciados pela implementação dos projetos do PRR.

Destacam-se ainda as iniciativas de eficiência energética, de modernização dos sistemas de tecnologia de informação e comunicação, incluindo a transformação digital em processos internos, bem como de reforço da cibersegurança.

10 DE OUTUBRO DE 2022 _______________________________________________________________________________________________________________

109