O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Irá também levar-se a cabo uma redução dos custos com os trabalhos especializados (subcontratação), através de um planeamento eficaz para a aquisição atempada de dados batimétricos que possam ser relevantes para o suporte do projeto de extensão da plataforma continental.

No que diz respeito aos custos com serviços de saúde, será formalizado um protocolo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge para a realização conjunta de testes à doença COVID-19, em detrimento da realização pontualde testes por vários locais distintos, sempre que estes sejam requisitados para a concretização de campanhas oceanográficas e/ou das deslocações necessárias à concretização da missão e objetivos da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).

Por último, vai procurar-se maximizar a utilização de meios operacionais de excelência através da promoção de iniciativas conjuntas de desenvolvimento científico e tecnológico, como a Campanha MADEIRA-TORE, iniciada em 2022, a qual permitirá otimizar a partilha de equipamentos e a redução de custos (o ROV Luso, no caso da EMEPC, e o navio Mário Ruivo, no caso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P.), verificando-se uma maior interação entre as equipas de investigação das várias instituições, com as mais-valias daí decorrentes.

Serviços partilhados

Os serviços partilhados e a centralização de compras continuam a ser áreas onde têm sido implementadas várias medidas de revisão da despesa. Entre as ações desenvolvidas pela Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P. (eSPap) destacam-se as seguintes:

Quadro 2.11. Estimativa dos ganhos de eficiência associados ao exercício de revisão de despesa (milhões de euros)

Notas:

1 — Contratos negociados em 2021 com execução em 2022.

n.d. — Não disponível. O contexto europeu, de elevada volatilidade, não permite a elaboração de estimativas de ganhos.

Fonte: Ministério das Finanças.

Serviços partilhados de compras públicas

Em matéria de compras de bens e serviços transversais à Administração Pública, foi reforçada a execução do processo de centralização da compra de energia (eletricidade, combustível rodoviário e gás natural) na eSPap, com um volume de adjudicações, acumuladas entre 2017 e 2022, no valor de cerca de 632,5 milhões de euros de contratos, para mais de 1200 entidades

Ganhos de eficiências por exercício2022

Previsão2023

Previsão

Centra l i zação da compra de energia 1 20,7 n.d.

Contratação de transporte e a lojamento 0,1 0,2

Contratação de veículos e serviços de gestão de frotas [5,0 - 6,0] [5,0 - 6,0]

Contratação de papel - 0,3

Ponto de Troca de Tráfego 1,0 1,0

Fatura Eletrónica - receção, tratamento e arquivo [2,0 - 4,0] [4,0 - 8,0]

Fatura Eletrónica - adesão à FE-AP vs outras soluções (acumulado) [25,0 - 27,0] [32,0 - 34,0]

II SÉRIE-A — NÚMERO 98 _______________________________________________________________________________________________________________

108