O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

# REP 2022 Ponto de situação das medidas

que no horizonte de 5 anos, a taxa de crescimento do PIB seja superior em 3,5% a um cenário sem Plano de Recuperação e Resiliência.

Em particular, no PRR está previsto investimento público na transição ecológica, no montante global de 3.910M€, em áreas como saúde, habitação, respostas sociais, cultura, qualificações, infraestruturas, floresta, gestão hídrica, eficiência energética, renováveis e mobilidade urbana. Para a transição digital, está previsto um investimento público de 3.185M€, com particular enfoque na modernização da administração pública nas áreas da saúde, justiça, finanças, ensino e ainda nas qualificações e competências.

A totalidade destes investimentos estão já contratualizados entre a Estrutura de Missão Recuperar Portugal e os beneficiários, encontrando-se muitos deles já em plena fase de execução.

Portugal encontra-se em processo de definição de prioridades e programação de reformas e investimentos a concretizar com recurso à dotação adicional que se espera que lhe seja atribuída, tanto proveniente da atualização da contribuição financeira máxima como da dotação do REPowerEU.

Em articulação com a implementação do PRR, o Acordo de Parceria Portugal 2030 – documento de referência da programação dos Fundos de Política de Coesão e da sua articulação com os objetivos das estratégias de crescimento europeias e nacionais definidas pela Estratégia Portugal 2030 – estabelece os grandes objetivos estratégicos para a aplicação destes Fundos no país para o período 2021-2027, bem como as prioridades de investimento que respondem aos desafios estruturais.

O Acordo de Parceria Portugal 2030 estrutura-se em torno de cinco objetivos estratégicos (OP) da União Europeia:

• OP1 - Uma Europa mais inteligente, investindo na inovação, na digitalização, na competitividade das empresas, nas competências para a especialização inteligente, transição industrial e empreendedorismo, bem como na melhoria daconectividade digital dos diferentes territórios, em particular dos territórios de baixa densidade.

• OP2 - Uma Europa mais «verde», que aplica o Acordo de Paris e investe na transição energética, nas energias renováveis e naluta contra as alterações climáticas.

• OP3 - uma Europa mais conectada, com redes de transportes estratégicas.

• OP4 - uma Europa mais social, na senda do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, apoiando o emprego de qualidade, a educação, ascompetências, a inclusão social e a igualdade de acesso aos cuidados de saúde.

• OP5 - uma Europa mais próxima dos cidadãos, através do apoio a estratégias de desenvolvimento a nível local e ao

10 DE OUTUBRO DE 2022 ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

479