O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

# REP 2022 Ponto de situação das medidas

desenvolvimento urbano sustentável na UE.

Conjugado com o objetivo específico da Transição Justa, o Acordo de Parceria Portugal 2030 permite reforçar o investimento público nas áreas da transição digital e climática, bem como da segurança energética, nomeadamente a partir dos objetivos estratégicos 1 e 2 e do objetivo específico do Fundo de Transição Justa, contribuindo para a promoção da convergência de Portugal com a UE e reforço da coesão territorial e social.

Assim, no que diz respeito ao investimento público na área da transição digital, no quadro do OP1 e com o apoio do FEDER, das diversas áreas de programação destacam-se as seguintes pelo seu contributo para o aumento do investimento público:

 Desenvolver e melhorar as capacidades de investigação e inovação, reforçar a transferência de conhecimento e a adoção detecnologias avançadas, em linha com as estratégias de especialização inteligente.

 Aproveitar as vantagens da digitalização para os cidadãos, empresas, entidades de investigação e autoridades públicas, nomeadamente local e regional, melhorando os serviços prestados, sendo um dos grandes objetivos a capacitação e transformação digital da administração pública local e regional, garantindo um efeito de arrastamento para empresas ecidadãos.

 Melhorar a conetividade digital de banda larga em territórios de baixa densidade não abrangidos pela oferta de mercado, deforma a alcançar uma cobertura a todos os agregados familiares até ao final da década.

No que diz respeito ao investimento público na área da transição climática e segurança energética, paralela à transição digital, destacam-se as principais áreas de programação do OP 2, com o apoio do FEDER e Fundo de Coesão, em particular:

 Promover a descarbonização e a eficiência energética, incluindo investimento em energia renovável, infraestruturasenergéticas, armazenamento e digitalização das redes de energia.

 Promover a mobilidade Urbana Sustentável.

Com o objetivo de alcançar um sistema energético mais resiliente e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis na UE e acelerar a transição para as energias limpas e a promoção da eficiência energética, as intervenções do OP2 estão alinhadas e contribuem para os objetivos da iniciativa RepowerEU, em particular: da eficiência energética da administração pública local, das empresas e, de forma acessória, da habitação social; da promoção das energias renováveis; e da promoção de novos sistemas de energia inteligente e

II SÉRIE-A — NÚMERO 98 ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

480