O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0151 | II Série B - Número 024 | 13 de Dezembro de 2002

 

porque, entretanto, a empreitada do túnel tinha sido um quarto adicional ao contrato n.º 92/92, que foi assinado em 10 de Fevereiro de 1995. E, então, a Metropaço alegava que ninguém a tinha avisado que havia essas colunas de brita que, segundo me disseram - não sou técnico -, traziam um problema hidrológico, uma vez que proporcionavam a entrada das águas do rio para aqueles terrenos, o que vinha dificultar ainda mais as condições, já de si difíceis, daqueles terrenos." (pág. 284; acta n.º 2 - Depoente - Dep. Rui Cunha).
" "(…) perante o aparecimento da língua de areia e a existência dessas colunas de brita que não tinham sido comunicadas ao empreiteiro, a posição do empreiteiro era no sentido de não aceitar qualquer responsabilização e de querer recorrer à via contenciosa." (pág. 284; acta n.º 2 - Depoente - Dep. Rui Cunha).
" "(…) A probabilidade de atingir solo de características arenosas é mais elevada na base do túnel" (pág.22 acta n.º 3 - Depoente - Comissão de Inquérito ao Acidente).
" "(…) onde está bem patente que existia uma informação suficiente em relação ao local onde foram feitos aqueles trabalhos." (pág. 29; acta n.º 3 - Depoente - Comissão de Inquérito ao Acidente).
" "Realmente existe um conjunto de elementos bastante alargados, alguns evidentemente eram estudos que não foram feitos especificamente para aquela obra, mas que foram, todos eles, consultados pelo próprio projectista ao fazer o projecto da obra." (págs. 29 e 30; acta n.º 3 - Depoente - Comissão de Inquérito ao Acidente).
" "(…) esses estudos estão todos aqui mencionados no relatório e foram tidos todos, aparentemente, em consideração pelo projectista." (pág. 30; acta n.º 3 - Depoente - Comissão de Inquérito ao Acidente).
" "(…) todos eles, realmente, apontavam para a existência de materiais de natureza arenosa e também com silte e alguma argila, em particular na zona onde foram efectuados aqueles furos, ou seja, debaixo do túnel." (pág. 30; acta n.º 3 - Depoente - Comissão de Inquérito ao Acidente).
" "(…) o quadro geológico estava suficientemente caracterizado, nessa altura, para se poder ter feito essa interpretação." (pág. 34; acta n.º 3 - Depoente - Comissão de Inquérito ao Acidente).
" "(…) analisando os dados que existiam de natureza geológica - aliás, o Dr. Gomes Coelho, há pouco, já fez referência a isso -, há uma concorrência de informação que vai toda no mesmo sentido." (pág. 59; acta n.º 3 - Depoente - Comissão de Inquérito ao Acidente).
" "(…) elaborado pelo próprio empreiteiro, se refere, no capítulo relativo ao enquadramento geológico, que "as aluviões são constituídas essencialmente por areias lodosas por vezes com alguns níveis de conchas intercaladas, embora também ocorram alguns níveis lodosos"." (pág. 59; acta n.º 3 - Depoente - Comissão de Inquérito ao Acidente).
" "(…) o próprio proponente e futuro adjudicatário, naquilo que escreve sobre o enquadramento geológico, refere que se trata essencialmente de areias lodosas. Portanto, não me parece que seja possível fugir a essa evidência." (pág. 59; acta n.º 3 - Depoente - Comissão de Inquérito ao Acidente).
" "(…) esse relatório (COBA), (…) Foi pegar na informação que existia à altura do incidente e foi reintegrar toda a informação depois do incidente." (pág. 61; acta n.º 3 - Depoente - Comissão de Inquérito ao Acidente).
" "(…) Apenas vem confirmar aquilo que nós já tínhamos encontrado e deduzido na altura em que fizemos o relatório da comissão de inquérito.
Portanto, do meu ponto de vista, ele não vem trazer novidade nenhuma." (pág. 61; acta n.º 3 - Depoente - Comissão de Inquérito ao Acidente).
" "(…) há aqui um aspecto um pouco estranho que é que, por um lado, era uma grande novidade a tal língua de areia e, por outro lado, já se sabe que vai até à Rua da Prata, o que, também, digamos, é um certo contra-senso." (pág. 102; acta n.º 3 - Depoente - Comissão de Inquérito ao Acidente).
" "A COBA foi contactada, na sua qualidade de empresa especializada na matéria, para actuar junto da Metropaço e posteriormente, - o que ocorre actualmente -, junto de um grupo de trabalho que inclui o Metropolitano de Lisboa, a Ferconsult e o LNEC, grupo esse que trabalha desde então, seguida e continuamente - e que neste momento continua a trabalhar nesse mesmo modelo -, para explicar o fenómeno, procurar soluções para estabilizar imediatamente os dois períodos de intervenção, o período emergencial, para estabilizar rapidamente o fenómeno, que estava a assumir proporções muito grandes e finalmente, como disse também, para procurar soluções que permitissem continuar o projecto" (pág. 6; acta n.º 6 - Depoente - Representantes da Empresa COBA).
" "Fizemos um programa de prospecção complementar na zona envolvente à zona do acidente/incidente, que consistiu em 33 sondagens adicionais, em 7 PDL que são quase sondagens que só dão informação sobre a natureza dos terrenos, e mais 3 CPTU que são, outra vez, uma espécie de sondagens, visando esclarecer a natureza dos terrenos e as suas propriedades" (pág. 10; acta n.º 6 - Depoente - Representantes da Empresa COBA).
" "Todas essas intervenções sugeridas pela COBA foram consensualmente aceites" (pág. 11; acta n.º 6 - Depoente - Representantes da Empresa COBA).
" "(…) havia evidências de que as aluviões em causa tinham um aumento de fracção arenosa em profundidade, nomeadamente na zona do fundo do túnel.
Efectivamente, assim é, (…)" (pág. 33; acta n.º 6 - Depoente - Representantes da Empresa COBA).
" "(…) estamos totalmente de acordo com a afirmação de que há um progressivo aumento de areia em profundidade, só que há 60% de areia no limite, mas há 40% de finos, porque tem de haver 100% no total." (pág. 33; acta n.º 6 - Depoente - Representantes da Empresa COBA).
" "A alimentação desse aquífero faz-se predominantemente por terra e não pelo rio. Ou seja, essas areias mais lavadas que viemos a detectar com todas estas sondagens feitas são areias que pertencem ao vale fóssil que vem do Martim Moniz, um dos afluentes do rio Tejo" (pág. 34; acta n.º 6 - Depoente - Representantes da Empresa COBA).