O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

56 | II Série B - Número: 193 | 21 de Agosto de 2009

que no ano de 2007 seria aberto concurso público para recuperação do Órgão e foi garantido por parte de responsáveis do Ministério da Cultura que em 2009 o Órgão estaria a tocar. Estamos em 20091! • Quando falamos do Mosteiro do Lorvão, falamos de um património que remonta ao século VI e que tem estatuto de classificação desde o início do século passado. Encontra-se recheado de valores arquitectónicos, artísticos e culturais de grande valor, de entre os quais me permito salientar o cadeira! de coro-baixo, século XVIII, pela sua grandiosidade e imponência, Infelizmente também parcialmente destruído, devido a um incêndio.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exa O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a presente Pergunta, por forma a que o Ministério da Cultura me possa prestar os seguintes esclarecimentos: 1 - É ou não verdade que a primeira Ministra da Cultura, deste Governo, afirmou publicamente que em 2007 seria aberto concurso público para recuperação do órgão do Mosteiro do Lorvão? 2 - Porque é que não se procedeu conforme o anunciado pela, então, Ministra? 3 - Considera, o não, esse Ministério uma necessidade premente a requalificação daquele órgão de tubos? 4 - Tem o Ministério alguma verba destinada a essa intervenção específica? Quanto e onde? 5 - Tem o Ministério consciência de que quanto mais tempo passa, mais se promove a degradação daquele património e maiores custos implicará a sua requalificação? 6 - Afinal, para quando se pode contar com a recuperação do órgão e para quando se pode contar que ele possa vir novamente a tocar? Palácio de São Bento, 22 de Julho de 2009