O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

l58-(92)

II SÉRIE-C — NÚMERO 28

A aproximação numérica dos assaltos de 1993 com os de 1990 suscita-nos a ideia de estarmos no início de um novo ciclo, que a partir daquele ano cresceu até aos 95 assaltos em 1992.

A média de assaltos durante o corrente ano é muito próxima da média global de 52 assaltos para os 313 praticados nos últimos seis anos.

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Como complemento do quadro anterior, a visualização gráfica dos últimos quatro anos permite-nos uma percepção rápida da desproporcionalidade do número e tipo de assaltos.

De realçar as ausências de assaltos a tesourarias da Fazenda Pública, em 1991 e 1993, a transportes de valores (T. V.) e Correios (CTT) em 1992.

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Aos 33 casos resolvidos correspondem 66 %, percentagem de êxito que vale não só por si mas também pelo investimento efectuado em anos anteriores.

Estamos crentes de que o investimento já efectuado no corrente ano virá a produzir óptimos resultado em 1994.

O «investimento» a que nos referimos diz respeito aos grupos de assaltantes que em 1992 foram desmantelados por esta DCCB.

Qualquer um destes grupos era constituído por indivíduos com «sólida» formação criminal, pelo que se encontravam muito bem estruturados quer a nível hierárquico, quer funcional, permitindo-lhes consumar um grande número de assaltos e roubar elevados montantes.

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

É entre os anos de 1990, 1991 e 1993, respectivamente om 44, 45 e 41 assaltos consumados a bancos, que importa interpretar o favorável desnível de 40 000 contos roubados em 1993.

Este facto pode resultar de dois factores:

1.° Predominância actual de pequenos grupos de assaltantes (maioria constituída por dois assaltantes) menos organizados, e logo menos eficazes na obtenção de grandes quantias, após o desmantelamento de vários grupos bem organizados no ano transacto — um total de mais de 50 elementos.

É de notar que, de um total de 50 assaltos ocorridos a I. C. e T. V., 15 deles fora praticados por grupos de dois assaltantes e 20 por solitários (8 deles já resolvidos).

No início deste ano, e a nível de grupos organizados, foram resolvidos 7 assaltos após a detenção do grupo que os praticou;

2." Mais cuidado e eficiência dos bancos, que têm mantido em caixa montantes disponíveis mais reduzidos, o que tem sido desde há muito um pedido ou mesmo insistência da nossa parte.

"VER DIÁRIO ORIGINAL"