O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0135 | II Série C - Número 007 | 31 de Outubro de 2003

 

à Exploração e Informação dos Passageiros, em tempo real, nos diversos itinerários da rede da CARRIS.

4.6 - Museu da CARRIS e viagem de eléctrico
A terminar a visita, a Delegação da Comissão teve a oportunidade de visitar o Museu da Carris e de fazer uma viagem no eléctrico da carreira 15, de Santo Amaro até ao Terreiro do Paço.

5. Conclusão
Esta foi mais uma visita da Comissão em que os Deputados puderam tomar contacto e enriquecer o seu conhecimento sobre aspectos específicos da realidade do País que se inserem no âmbito de preocupações e no programa de actividades da Comissão.

Assembleia da República, 1 de Julho de 2003. - O Presidente da Delegação, Miguel Anacoreta Correia.

Relatório elaborado pelo Deputado do CDS-PP Miguel Anacoreta Correia acerca da 2.ª visita de trabalho ao Metropolitano de Lisboa, que teve lugar no dia 9 de Julho de 2003

1. Introdução
2. Composição da Delegação
3. O Programa
4. Avaliação da situação
5. Conclusão

1. Introdução
Por despacho de S. Ex.ª o Presidente da Assembleia da República de 9 de Janeiro de 2003, foi a Comissão autorizada a realizar visitas de trabalho com programas a estabelecer posteriormente.
Para a concretização da visita ao Metropolitano de Lisboa foram estabelecidos contactos com aquela entidade e, com a sua colaboração, foi fixado o programa da visita, que se realizou no dia 9 de Julho.

2. Composição da Delegação
Na visita estiveram presentes os Srs. Deputados Miguel Anacoreta Correia, Edite Estrela, Maria Paula Carloto de Castro, Bruno Dias, Fernando Pedro Moutinho, Bessa Guerra, Cruz Silva, Gago Horta, Miguel Miranda, Miguel Coelho, Luís Miranda, Ramos Preto e Isabel Gonçalves.

3. O programa
O programa da visita, cumprido pela Delegação da Comissão, foi o seguinte:

Dia 9 de Julho
09H00 - Encontro na porta de S. Bento, da Assembleia da República (AR).
09H15 - Partida da AR para a Sede do Metropolitano.
09H30 - Chegada à sede do Metropolitano e recepção à Delegação pela Administração do Metropolitano.
10H05 - Briefing pelo Sr. Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano, Dr. Manuel Frasquilho.
10H20 - Partida, em autocarro, para a estação do Lumiar (Linha Amarela). Visita à Estação do Lumiar e ao túnel (realizado pela tuneladora), com percurso a pé, entre as estações do Lumiar e da Ameixoeira.
11H00 - Deslocação, em autocarro, entre as estações da Ameixoeira e a do Sr. Roubado. Visita ao túnel (em NATM) até à estação do Sr. Roubado [Ao encontro da Delegação foram o Srs. Presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia de Odivelas, Dr. Manuel Varges e Sr. Vítor Alves Peixoto, respectivamente, que acompanharam a Delegação a partir dessa altura]. Explicação do Interface e da respectiva construção, pelo Administrador do Metropolitano, Sr. Eng.º Leiria Pinto.
12H15 - Partida, a pé, para a estação de Odivelas pelo viaduto (entre as estações do Sr. Roubado e de Odivelas) e visita às obras em curso.
13H00 - Almoço.
14H30 - Partida para a Câmara Municipal de Oeiras. Apresentação do projecto Metro Ligeiro de Superfície, circular exterior (1.ª fase), pela Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr.ª Teresa Zambujo e pelo Director do Projecto, Eng.º Artur Bívar [Na reunião estiveram presentes os presidentes das Câmaras Municipais de Odivelas e da Amadora (Sr. Joaquim Raposo) e o Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas].
16H00 - Partida de autocarro pelo percurso da zona de intervenção projectada para o Metro Ligeiro de Superfície Algés-Falagueira.
17H00 - Visita às obras da estação da Falagueira.
17H50 - Partida de autocarro de regresso à sede do Metro.
18H30 - Regresso à Assembleia da República.

4. Avaliação da situação

4.1 - Metropolitano
No briefing feito pelo Sr. Presidente do Metro, foi apresentada a orgânica do Metropolitano, (que assentava em três pilares base (Infra-estruturas, Exploração Industrial e Exploração Comercial, com as respectivas equipas constituídas) e os resultados líquidos da exploração [2001=(194,6Meuros), 2002=(173,9Meuros) e 2003=(163,Meuros)].
Sobre o que seria o Metropolitano no futuro, o Presidente do Metro disse que havia já quatro linhas em funcionamento e que:

- Estavam em desenvolvimento o projecto de ligação do Metro da estação Oriente à zona de S. Sebastião da Pedreira, susceptível de gerar sinergias no conjunto da rede do Metro;
- Estava em conclusão, prevista para o final do ano de 2003, o prolongamento da Linha Amarela do Metro, até Odivelas;
- Havia projectos de inovação com exploração das novas tecnologias de informação (sobretudo na bilhética, no eCommerce e no controlo de projectos e de qualidade);
- Havia "modelização" de estruturas e equipamentos, no que respeitava a estações e a términus, susceptíveis