O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0011 | II Série C - Número 011 | 11 de Dezembro de 2004

 

- PIB 2003: 165 biliões USDol. - 1/9 do nacional;
- Comércio externo: 280 biliões USDol. - 1/3 do nacional;
- Impostos: 360 biliões USDol. - 1/7 do nacional;
- Nível de vida: próximo do de Macau (melhor em alguns aspectos).

Notou que muitos cidadãos de Macau são originários de Macau e conhecem Portugal e esperam que as relações com Portugal sejam intensificadas. Em relação à parte histórica de Guangdong, referiu que o templo da família Chen foi preservado pelo povo nos tempos da Revolução cultural.
O Sr. Presidente da Comissão de Assuntos Europeus e Política Externa interveio notando que a Academia Chen é muito bonita. Referiu que a Feira de Comércio agradou muito, notando o crescimento das relações comerciais, e considerou que a melhor circulação da fronteira é muito positiva. Apresentou a Delegação portuguesa e afirmou gostar muito da visita.
O Presidente da Comissão Provincial de Guangdong da Conferência Política Consultiva do Povo Chinês, Sr. Chen Shaoji, informou que o Governador da Província e oficiais de Macau fizeram uma visita a Portugal; tem expectativa de desenvolvimento do comércio.
O Sr. Presidente da Comissão de Assuntos Europeus e Política Externa falou na importância da geminação Cantão-Coimbra e na presença em Portugal de Stanley Ho, casado com uma senhora de Cantão.
O Sr. Deputado Almeida Henriques manifestou prazer em estar na China e afirmou que ambos povos querem estreitar relações e que os empresários portugueses querem fazer negócios com empresários chineses.
A Sr.ª Deputada Luísa Mesquita considerou que a visita tem sido muito gratificante, salientando a diversidade cultural e as informações recebidas sobre o significativo desenvolvimento da China que considerou importantes e que levará para Portugal. Afirmou que a comunidade chinesa em Portugal tem uma presença significativa, e que seria interessante poder contar com o ensino do chinês em Portugal. Na qualidade de Deputada do PCP desejou felicidades ao Partido Comunista da China.

Anexos:
- "China View" - 25.10.2004.
- "Renmin Ribao" Diário do Povo - 26.10.2004
- Lusa - 26.10.2004
- "Tribuna" - 27.10.2004
- "Hoje Macau" - 28.10.2004

Palácio de São Bento, 3 de Dezembro de 2004.
O Presidente da Delegação, Jaime Gama.

Nota: Os anexos encontram-se disponíveis para consulta nos serviços de apoio.

---

Relatório de actividades da Subcomissão das Comunidades Portuguesas referente à IX Legislatura

A Comissão de Assuntos Europeus e Política Externa, no dia 9 de Julho de 2002, aprovou a constituição da Subcomissão das Comunidades Portuguesas composta por nove membros dos quais 3 pelo Grupo Parlamentar do PSD, 2 pelo Grupo Parlamentar do PS, 1 pelo Grupo Parlamentar do CDS-PP, 1 pelo Grupo Parlamentar do PCP, 1 pelo Grupo Parlamentar do BE e 1 pelo Grupo Parlamentar do Os Verdes, cabendo a presidência ao Grupo Parlamentar do PSD.

Reuniões
10, 17 e 27 de Setembro 2002
2, 9 e 17 de Outubro 2002
20 de Novembro 2002
12, 18 e 20 de Dezembro 2002
14 e 21 de Janeiro 2003
4 e 19 de Fevereiro 2003
11, 19 e 26 de Março 2003