O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0010 | II Série C - Número 011 | 11 de Dezembro de 2004

 

Visita à Zona de Desenvolvimento Industrial de Alta Tecnologia de Xi'an
5.ª feira - 28
pelas 14h00

A Sr.ª Directora da Zona de Desenvolvimento Industrial de Alta Tecnologia de Xi'an falou nos aspectos mais importantes da Cidade de Xi'an: trata-se de uma das mais antigas capitais do mundo (Cairo, Atenas e Roma), que foi entreposto da rota da seda e está classificada pela Unesco como Sítio protegido; é a 1.ª cidade em inovação tecnológica da China (indústria electrónica espacial) e na indústria de defesa, com um crescimento anual (últimos 10 anos) de 13%. Tem 13 ligações aéreas internacionais e 80 nacionais, um aeroporto a 35kms, com ligação por auto-estrada, e está incluída na auto-estrada da Eurásia. Apresentou estatísticas sobre investimentos recebidos e sobre infra-estruturas, consumo de energia, etc. e explicou vários sectores, concluindo com a intenção de mudança de instalações dentro de 20 anos - parte desta apresentação foi feita com recurso a "power point".
Seguiu-se uma visita a modelos expostos do desenvolvimento programado e a instalações de uma fábrica de produtos de limpeza.

Visita à Feira de Exportação de Guangzhou
6.ª feira, 29
pelas 10H50

O Sr. Chingsheng, Secretário-Geral da Feira de exportação de Guangzhou, deu as boas vindas à Delegação portuguesa, notando que cerca de 510 empresários de Portugal visitam a Feira, que envia representantes a Lisboa todos os anos, salientando que a Feira recebeu cerca de 160 mil visitantes, provenientes de 206 países/regiões e que celebrou contratos no valor de 25 biliões de yuans (*). Recordou que a Feira se realiza há 48 anos e tem reputação estabelecida, sendo a actual a 98.ª edição. Vincou que os comerciantes chineses têm boas condições para empréstimos para contratos celebrados na Feira, e que têm um registo junto das autoridades.
O Sr. Presidente da Comissão de Assuntos Europeus e Política Externa reconheceu que a Feira tem grande importância em Portugal, que Portugal conhece há muito através de Macau, e que as relações económicas têm crescido muito. Apresentou o Sr. Deputado Almeida Henriques, que também é Vice-Presidente da CIP.
O Sr. Deputado Almeida Henriques salientou a importância da Feira, que é uma das portas de entrada na China e afirmou que levará a mensagem para os empresários portugueses.
O Sr. Chingsheng, Secretário-Geral da Feira, recordou já ter visitado Portugal e notado a amizade profunda com o povo chinês e salientou o sucesso do Fórum realizado em Macau em 2003.
O Sr. Presidente da Comissão de Assuntos Europeus e Política Externa recordou que os portugueses vieram até à China no século XVI, com os chineses de Malaca, comprar porcelana e seda e vender especiarias das Molucas e Índia, sândalo de Timor e prata do Japão; referiu que há 400 restaurantes chineses em Lisboa, tendo o Sr. Chingsheng esclarecido que os restaurantes chineses foram meios de sobrevivência dos chineses do ultramar, e o Sr. Presidente da Comissão de Assuntos Europeus e Política Externa notado que, actualmente, há lojas chinesas em frente dos restaurantes.
O Sr. Chingsheng, Secretário-Geral da Feira, afirmou que a visita é muito importante porque a Delegação está acompanhada do Sr. Embaixador Wu Tao.

(*) - 1 Euro = */- 10 yuans

Reunião com o Presidente da Comissão Provincial de Guangdong da Conferência Política Consultiva do Povo Chinês, Sr. Chen Shaoji
pelas 18h40

O Sr. Presidente da Comissão Provincial de Guangdong da Conferência Política Consultiva do Povo Chinês, Sr. Chen Shaoji, deu as boas vindas à Delegação portuguesa e passou a apresentar dados estatísticos relativos à Província de Guangdong:

- Tem 80 milhões de habitantes, mais 20/30 flutuantes;
- Guangdong teve desenvolvimento muito rápido: