O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0009 | II Série C - Número 011 | 11 de Dezembro de 2004

 

é ensinado nas Universidades Chinesas.
O Presidente da Comissão de Assuntos Europeus e Política Externa aludiu aos investimentos de Stanley Ho na área cultural - museu do Oriente, especialmente dedicado à China e Macau (dinastia Ming), e explicou os desenhos portugueses na loiça/porcelana (também em sedas) e recordou a exportação para a China nos séculos XVI a XVII, de especiarias das Molucas, sândalo de Timor e prata do Japão. Aludiu ao reforço da língua chinesa na Universidade e em outras escolas, e sugeriu a criação de uma escola chinesa para crianças em Lisboa.
O Sr. Presidente da Comissão Nacional da Conferência Política Consultiva do Povo Chinês agradeceu e elogiou o interesse nas relações com a China e esperou continuação no futuro; referiu o Secretário-Geral da CPCPC, que visitou Portugal, mais um Vice-Presidente da CPCPC e outro membro presentes.
O Sr. Presidente da Comissão de Assuntos Europeus e Política Externa referiu-se ao Instituto do Oriente da Universidade ISCSP e ao Vice-Presidente Narana Coissoró com a publicação recente sobre a China, depois de um Simpósio realizado há dois anos. Recordou o chá dos Açores, terra natal sua e do Presidente da Assembleia da República, introduzido no início do séc. XIX com a ajuda de chineses.
O Sr. Presidente da Comissão Nacional da Conferência Política Consultiva do Povo Chinês referiu a grande área de mar português e dialogou com o Presidente Jaime Gama sobre o aproveitamento do mar para pesca (1.º consumidor da União Europeia e 5.º/6.º mundial); referiu as oliveiras plantadas em Fujian e perguntou se os sobreiros sobrevivem na China, e dialogou com o Presidente Jaime Gama sobre os investimentos Amorim na cidade Xao-Xin e sobre a zona de sobrevivência do sobreiro (zona isotérmica) e as vantagens do azeite para a saúde e das rolhas para o vinho, e sobre o vinho do Porto.
Nesta noite, pelas 19H30, o Sr. Embaixador de Portugal em Beijing deu um jantar em honra da Delegação parlamentar da Comissão de Assuntos Europeus e Política Externa, a que estiveram presentes Embaixadores membros da Comissão de Assuntos Externos da Comissão Nacional da CPCPC, nomeadamente o Embaixador Wu Tao.

Reunião com o Vice-Presidente da Comissão Provincial de Shaanxi da Conferência Política Consultiva do Povo Chinês
4.ª feira, 27
pelas 18H10

O Sr. Vice-Presidente da Comissão Provincial de Shaanxi da CPCPC deu as boas vindas à Delegação portuguesa e elogiou o Presidente Jaime Gama pela defesa das relações sino-portuguesas e pela solução de Macau; recordou o desenvolvimento das relações culturais e comerciais e disse esperar que a Assembleia da República contribua para as relações da China com a União Europeia. Descreveu a Província de Shaanxi, que está no Centro da China: a norte está o planalto de areia amarela (49% do território), no centro uma planície fértil e populosa (5%), em que se encontra a capital Xi'an, e o sul é constituído por montanhas (35%). Treze dinastias usaram Xi'an (cerca de 3 mil anos de história) como sua capital, onde se encontram os famosos túmulos com os soldados de terracota. São praticadas todas as religiões: Budismo (conservam importantes documentos e relíquias), Taoísmo, Islamismo e Cristianismo.
Em Xi'an, que tem 7 milhões de habitantes, funcionam 12 universidades e 6 na Província, que são privadas ou de colectividades, com cerca de 800 mil estudantes universitários. Salientou que no sul há petróleo, energia e indústria química, e desejou as boas vindas ao capital português.
O Sr. Presidente da Comissão de Assuntos Europeus e Política Externa agradeceu e apresentou a Delegação portuguesa, referindo os distritos eleitorais dos Deputados presentes. Disse ter apreciado muito a visita da cidade e que a Delegação é muito amiga da China e apreciadora da cultura chinesa, para além das relações comerciais com a China.
A Sr.ª Deputada Luísa Mesquita afirmou ter sido muito bem recebida e esperar voltar a curto prazo; considerou que a visita e a audiência ultrapassam a discussão entre dois partidos comunistas, que mantêm as melhores relações, tendo representantes do PCP visitado a China durante o ano de 2004.
O Sr. Deputado Anacoreta Correia recordou o seu trabalho em Macau e Hong Kong, tendo feito cerca de 20 visitas à China: não conhecia Beijing ou Xi'an, de que tem muito boa impressão; espera voltar com a família a Xi'an antes dos Jogos Olímpicos.
O Sr. Deputado Almeida Henriques afirmou ter grande contentamento com a visita; recordou ter acompanhado a China e a realização de um colóquio sobre a China realizado em Viseu, que tem grandes semelhanças com Xi'an, e que espera aprofundar essas semelhanças.