O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 | II Série C - Número: 028 | 3 de Fevereiro de 2007

GRUPO PARLAMENTAR DO CDS-PP

Composição da sua direcção

Tendo em consideração que o Sr. Deputado Nuno Teixeira de Melo apresentou, ontem, dia 18 de Janeiro, a sua demissão da liderança deste Grupo Parlamentar, venho, muito respeitosamente, informar S. Ex.ª o Sr.
Presidente da Assembleia da República que foram designados os Srs. Deputados Nuno Magalhães e Pedro Mota Soares para assegurar a direcção do memo até que se realizem eleições.
Solicito ainda que esta designação seja tida em consideração para todos os efeitos previstos, nos termos regimentais.

Assembleia da República, 19 de Janeiro de 2007.
O Deputado do Grupo Parlamentar do CDS-PP, Pedro Mota Soares.

———

DELEGAÇÕES E DEPUTAÇÕES DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Relatório elaborado pelo Deputado do PS Miranda Calha relativo à sua participação na visita da Subcomissão para a Cooperação Transatlântica em Matéria de Defesa e Segurança, que teve lugar em Norfolk, EUA, entre os dias 7 e 8 de Dezembro de 2006

O signatário participou na reunião da Subcomissão para a Cooperação Transatlântica em Matéria de Defesa e Segurança, da Assembleia Parlamentar da NATO. A reunião teve lugar em Norfolk.
A subcomissão teve encontros com o Comando Supremo Aliado para a Transformação e o Centro de Forças Conjuntas dos Estados Unidos.
Na visita ao primeiro comando estiveram presentes o Tenente-General J.O. Michel Maisonneuve, Chefe do Estado Maior e o Major General Abdullah Recep, colaborador do Chefe do Estado-Maior para a Logística e Recursos, que fizeram uma apresentação das actividades do comando.
O Comando Supremo Aliado para a Transformação conduz a transformação militar de forças e capacidades da Aliança, utilizando conceitos tão recentes como a Força de Resposta NATO em conjunto com as novas doutrinas de modo a desenvolver a prontidão militar da Aliança.
O Comando Supremo Aliado para a Transformação funciona como centro de transformação com presença mundial. Está localizado em conjunto com o Comando Conjunto de Forças dos Estados Unidos e também tem elementos de Comando na Bélgica e outros adicionais, que incluem o Centro de Comando Conjunto em Stavanger (Noruega), o Centro de Treino Conjunto de Forças em Bydgoszez, na Polónia, o Centro Conjunto de Análise de Lições Aprendidas em Monsanto, Portugal, e o Centro de Pesquisa Submarina da NATO em La Spezia, Itália.
Este Comando está também envolvido em operações NATO, apoiando treino/experimentação para o Afeganistão, conduzindo treino «fora do país» para o Iraque, apoiando o treino para equipas móveis para a União Africana no Darfur. Este Comando também apoiou a assistência aos Estados Unidos na sequência do furacão Katrina e o Paquistão na sequência do terramoto de 2005.
Na visita ao Comando de Forças Conjuntas dos Estados Unidos, Treino Conjunto, Inovação e Experimentação Conjuntas tiveram lugar exposições sobre as missões inseridas neste comando.
O Comando de Forças Conjuntas apoia a preparação de forças para as missões e o desenvolvimento e integração de capacidades conjuntas e multinacionais para preparação de necessidades operacionais de hoje e futuras.
O Centro de Guerra Conjunto conduz, apoia e acompanha o treino, desenvolve as doutrinas de conjunto e prepara chefias para o uso dos conceitos e capacidades emergentes de operações conjuntas, intergovernamentais, não governamentais em todo o mundo.
Foram ainda feitas apresentações em vários departamentos deste centro e efectuou-se uma visita ao navio USS Mcfaul, na Base Naval de Norfolk.

O Deputado do PS, Miranda Calha.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.