O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 | II Série C - Número: 033 | 17 de Fevereiro de 2007


num desenvolvimento das tecnologias e dos sistemas de vigilância espacial por satélite, combinando os objectivos militares da política de defesa da Europa, com os objectivos alargados da segurança das populações civis europeias, aqui se incluindo, muito naturalmente, a detecção precoce de incêndios e dos seus autores criminosos, causa que muito me sensibiliza, pelas razões compreensíveis atrás aduzidas.

———

Relatório elaborado pelo Deputado Mendes Bota, do PSD, relativo à sua participação nas reuniões do Comité dos Presidentes Alargado e da Comissão Técnica e Aeroespacial da Assembleia Interparlamentar, da União da Europa Ocidental, que tiveram lugar em Paris, no dia 13 de Julho de 2005

Parti para Paris no dia 13 de Julho de 2005.
No dia 13 de Julho de 2005 participei numa reunião do Comité dos Presidentes Alargado, na qual fiz uma intervenção sobre os recentes atentados terroristas de Londres, questionando o amadorismo ou o profissionalismo dos seus autores, não parecendo restar dúvidas de que o terrorismo organizado é cada vez mais uma realidade.
O terrorismo prolifera nos meios de jovens da Jiad, portadores da cidadania inglesa, mas prontos a desencadear a guerra no país que os acolheu.
No fundo, o combate ao terrorismo implica também um sentido de equilíbrio na relação entre o direito dos cidadãos à segurança e a defesa das liberdades individuais, hoje quase obrigatoriamente postas em causa pela videovigilância ou pelas escutas telefónicas em busca de evidências de crimes fiscais, lavagem de dinheiro sujo, corrupção e outros crimes.
Por muito que nos custe, caminha-se para a sociedade do Big Brother.
Regressei a Portugal no dia 14 de Julho de 2005.

Assembleia da República, 13 de Fevereiro de 2007.
O Deputado do PSD, Mendes Bota.

———

Relatório elaborado pelo Deputado Mendes Bota, do PSD, relativo à sua participação na reunião da Comissão de Assuntos Económicos, da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, que decorreu em Paris, no dia 14 de Setembro de 2005

Parti para Paris no dia 13 de Setembro de 2005.
No dia 14 de Setembro de 2005 participei numa reunião da Comissão de Assuntos Económicos e Desenvolvimento, que incluiu uma audição subordinada ao tema «Deslocalizações: a favor e contra». Fiz uma intervenção na qual referi a situação de Portugal e das sucessivas multinacionais que fecham as portas e se deslocalizam para Leste e para a Ásia, depois de terem recebido muitos milhares de euros de apoios públicos e comunitários, terrenos a custo zero e maior flexibilização da legislação laboral. Só em 2005 foram encerradas 41 empresas. Calcula-se que já existam 50 000 desempregados, e outros 50 000 estarão em vias de o ser.
Defendi um maior apoio aos desempregados, quer pela via do aconselhamento na reconversão profissional quer na criação do seu próprio emprego com o subsídio de desemprego que receberão.
Este desemprego gera tensões sociais e oposição política ao projecto europeu.
A idade torna mais difícil a qualificação, e até a migração para outros sectores ou outros territórios.
Focalizou-se demasiado o debate na liberalização dos serviços, e questionei que tipo de competição ou concorrência permite a globalização, quando o salário médio diário é de $ 60,00 na União Europeia, $ 4,00 na Roménia, e $ 0,40 na China.
Na minha opinião, as deslocalizações são motivadas pelo dumping social, e assim dificilmente trarão prosperidade geral e crescimento económico.
Segui para Londres no dia 14 de Setembro de 2005.

Assembleia da República, 18 de Janeiro de 2007.
O Deputado do PSD, Mendes Bota.

———

Relatório elaborado pelo Deputado Mendes Bota, do PSD, relativo à sua participação na reunião da Comissão Técnica e Aeroespacial, da Assembleia Interparlamentar da União da Europa Ocidental, que decorreu em Londres, no dia 15 de Setembro de 2005

Parti de Paris para Londres no dia 14 de Setembro de 2005.
No dia 15 de Setembro de 2005 participei numa reunião conjunta da Comissão Técnica e Aeroespacial e