O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 | - Número: 038 | 26 de Julho de 2008

À noite, no Palais des Festivals, no Théâtre Debussy, decorreu a cerimónia de atribuição dos prémios 2008 do 10º Symposium International de l’Eau. O Presidente da Delegação portuguesa, Sr. Deputado José Junqueiro, foi escolhido na sua qualidade de membro da APM e de Presidente do Grupo Especial de Trabalho para receber, em nome da APM e da República de Malta (onde se encontra a sede da APM), a distinção mais alta do 10.º Symposium Internacional de L'Eau.
Este prémio notabiliza todas as actividades que a APM tem desenvolvido no âmbito da cooperação e defesa do Mediterrâneo. A escolha do Sr. Deputado José Junqueiro, em representação da Delegação portuguesa, para receber esta distinção prestigia o trabalho que todos os membros desta Delegação têm vindo a desenvolver no âmbito da APM.
No dia seguinte, os participantes deslocaram-se ao Mónaco, a convite da Fundação Príncipe Alberto II do Mónaco, onde tiveram oportunidade de conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Fundação em defesa do ambiente. Destaque para a instalação desenvolvida pela EauNergie SARL, com o apoio da Fundação, que através da utilização de energia solar coloca em funcionamento a tecnologia que permite transformar a água do mar em água potável.
Refira-se ainda a grande obra de engenharia que constitui o pré-porto construído para proteger as embarcações mas cujas preocupações principais passaram pelo respeito pelo meio ambiente e por uma gestão sustentável dos recursos naturais. Após estas visitas, os participantes foram recebidos no Parlamento monegasco.
De volta a Nice, as delegações foram acolhidas no Museu Villa Masséna pelo organizador do Symposium Internacional de L'Eau, Professor Raoul Caruba e pelo Vice-Presidente da Assembleia Parlamentar, Sr. Rudy Salles, que na sua intervenção expressou o seu agradecimento a todos os presentes pela forma como se desenvolveram os trabalhos e referiu que estes encontros constituíam a prova de que os povos do Mediterrâneo devem actuar em conjunto pois deste modo é possível alcançarem os maiores sucessos.

Palácio de S. Bento, 10 de Julho de 2008.
A Técnica Superior, Rita Pinto Ferreira.

Nota: Os anexos encontram-se disponíveis, para consulta, nos serviços de apoio.

——— Relatório elaborado pelo Deputado Agostinho Gonçalves, do PS, referente à reunião da Comissão Política, de Segurança e dos Direitos do Homem, da Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica, que decorreu em Bruxelas, no dia 30 de Junho de 2008

No passado dia 30 de Junho, estive presente, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na reunião da Comissão Política de Segurança e dos Direitos do Homem, com a seguinte ordem de trabalhos:

Parte da manhã:

1) Abertura da reunião; 2) Eleição do Presidente e dos Vice-presidentes; 3) Aprovação do projecto da Ordem do Dia; 4) Comunicação do Presidente; 5) Troca de vistas sobre o projecto do «Processo de Barcelona: uma união para o Mediterrâneo» com a presença do Sr. Embaixador Alain Le Roy.

Consultar Diário Original