O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 | - Número: 039 | 1 de Setembro de 2008

8 — Para além destes encontros, a delegação portuguesa manteve ainda um encontro com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que saudou o recente desenvolvimento económico do país, embora lamentasse que isso não se esteja a reflectir na melhoria do nível de vida das populações. Dhlakama afirmou ainda que a Renamo se está a preparar para as eleições, estando a preparar a realização de um congresso para meados de 2008 e a intensificar as suas relações internacionais. O líder da oposição fez-se acompanhar durante o encontro pelo assessor para as relações internacionais, Deputado e porta-voz Eduardo Namburete, e pelo assessor político Augusto Mateus. Afonso Dhlakama não deixou, no entanto, de assinalar o compromisso político que tinha sido alcançado entre os dois maiores partidos e que tinha viabilizado o adiamento das primeiras eleições para as Assembleias Provinciais.
9 — O Presidente e a delegação da Assembleia da República foram ainda recebidos pelo ex-Presidente da República, Joaquim Chissano, a quem saudou pelo prémio Mo Ibraimo recentemente recebido. Durante o encontro esteve presente o ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros Leonardo Simão.
10 — A pedido de S. Ex.ª o Presidente da Assembleia da República tiveram ainda lugar audiências com o Arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio, com o líder da comunidade ismaelita, Rafique Rassul, com o responsável da Missão Suíça em Moçambique (Igreja Prebisteriana), Pastor Oriente Sevene e ainda com diversos responsáveis sunitas da mesquita central de Maputo, que é considerada a mesquita mais antiga da cidade de Maputo.
11 — Finalmente, o Presidente e a delegação da Assembleia da República realizaram uma visita de dois dias a Cabo Delgado, no norte de Moçambique, onde foram recebidos pelo Governador da Província, Eliseu Machava, e pelo Presidente do Conselho Municipal de Pemba. Na cidade de Pemba a delegação da Assembleia da República teve ainda a oportunidade de manter um encontro com os líderes islâmicos da comunidade da cidade, assim como com a comunidade portuguesa residente na Província.
12 — Com o apoio da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, o Presidente e a delegação da Assembleia da República visitaram a Ilha de Ibo, na costa do Índico. Esta região constitui um dos distritos-alvo do Programa Aga Khan para o Desenvolvimento da Costa Litoral da Província de Cabo Delgado, que é cofinanciado pela cooperação portuguesa. Na Ilha do Ibo a delegação foi recebida pela administradora do distrito e Presidente do Comité de Desenvolvimento da Aldeia, que proporcionou uma vista aos locais históricos da ilha e aos vários projectos de desenvolvimento das populações locais. O programa da Rede Aga Khan para a província de Cabo Delgado tem um horizonte temporal de 20 anos, tendo tido início em 2001, com projectospilotos nos distritos de Quissanga e de Ibo e abrangendo hoje em dia três componentes básicas: educação, saúde e desenvolvimento rural.
13 — Em Maputo o Presidente e a delegação da Assembleia da República tiveram ainda a oportunidade de, na Embaixada de Portugal, manter contactos com escritores, historiadores e artista plásticos mais representativos da sociedade moçambicana actual, assim como, no Consulado Geral de Portugal em Maputo, com a comunidade portuguesa ali residente.
14 — É de salientar todo o apoio prestado à organização e acompanhamento da visita por parte do Embaixador de Portugal em Moçambique, Embaixador José Freitas Ferraz, cujo contributo se revelou da maior utilidade e relevância para o êxito da deslocação. De igual modo é de registar com apreço todo o trabalho de preparação da deslocação por parte dos competentes serviços da Assembleia da República.
15 — Junta-se como anexos (a):

— Programa da visita em Maputo; — Programa da visita em Cabo Delgado e elementos informativos sobre a Província; — Recortes de imprensa.

Assembleia da República, 7 de Agosto de 2008.
Gabinete do Presidente da Assembleia da República.

(a) Os anexos mencionados encontram-se em arquivo, onde podem ser consultados.
———