O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

110 | - Número: 016 | 5 de Março de 2009

• Sistemas de informação O Portal da Inspecção Tributária, implementado em 2008, disponibiliza um acesso único, personalizado, integrado e em ambiente WEB, disponibilizando conteúdos e funcionalidades úteis para a actuação da IT.
O Portal desempenha um papel fundamental na materialização do conceito preconizado com o SII IT (Sistema Integrado de Informação da Inspecção Tributária), dado que permite constituir um ponto de acesso integrado às várias aplicações disponibilizadas pela DGITA, necessárias, do ponto de vista dos processos, para o desempenho da actividade da IT.
Em 2008, pretendeu-se assim, dinamizar as potencialidades do Portal com a divulgação, partilha e comunicação de conteúdos entre as diferentes Unidades Orgânicas responsáveis pela área da IT.
Com a implementação do SII IT pretendeu-se a maximização e optimização dos níveis de produtividade da IT, na medida em que a dimensão organizacional, volume de actividade e diversidade temática atingida pela IT, requer uma actuação cada vez mais produtiva dos seus técnicos e equipas. Isso só será possível atingir através da melhoria convergente de dois vectores fundamentais: o nível de competência e conhecimento adquirido pelas Equipas, que deverá ser evolutivo, partilhado e dinâmico, e o grau de simplicidade no manuseamento dos Sistemas de Informação. É neste sentido que uma gestão centralizada e partilhada do conhecimento das melhores práticas de auditoria, uma atribuição de tarefas em função do perfil mais adequado e uma melhoria na funcionalidade das ferramentas de correcção permitirá um aumento significativo da produtividade, bem como uma maior motivação na realização das tarefas.
• Informatização das matrizes prediais rústicas Foi concluída, em Junho de 2008, a informatização das matrizes prediais rústicas. Trata-se de mais um projecto no âmbito dos impostos sobre o património (IMI, IMT e Imposto do Selo sobre as Transmissões Gratuitas) que se reveste de grande valor para a administração no que refere à redução dos custos de contexto e para o conhecimento do património dos contribuintes necessário para controlo da sua situação tributária: ƒ A automatização de tarefas que actualmente consomem muitos recursos humanos; ƒ A simplificação da tramitação de todos os processos relacionados com os impostos sobre o património, nos serviços centrais regionais e locais da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI); ƒ A redução dos custos de cumprimento das obrigações fiscais por parte dos contribuintes, designadamente porque obviará à necessidade de deslocações aos Serviços de Finanças.