O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O acesso à antecâmara é efetuado por uma porta de grades e aí é visível o painel dos direitos e deveres dos detidos, nas línguas portuguesa, espanhola, inglesa e francesa. Na antecâmara são visíveis infiltrações.

As celas têm iluminação natural e artificial, esta última devidamente protegida por rede metálica. O pavimento das celas é revestido a material cerâmico e as paredes lisas de cor clara. A cela está provida com um maciço em betão para cama, uma baia de proteção, um lavatório em aço inox, todos com cantos arredondados e, ainda, uma bacia de retrete turca, com fluxómetro embutido na parede, apenas sendo visível o botão de acionamento. A torneira de segurança encontra-se no exterior. Existe um dispositivo para emissão de sinal sonoro para chamada do agente policial vigilante, em caso de necessidade de assis-tência. A porta da cela é de chapa em ferro e com grades abrindo para o exterior. A janela da cela é protegida com grades no exterior e possui rede perfurada no interior. As janelas dão para o pátio interior da esquadra, onde se situa igualmente a torneira de segurança.

É entregue ao detido roupa de cama descartável e cobertores.Em caso de sobrelotação é efetuada transferência do(s) detido(s) para a GNR.Caso seja necessário, podem ser servidas duas refeições (almoço e jantar) idênticas às

que são fornecidas aos agentes policiais.Na Esquadra de Beja da PSP laboram 50 agentes policiais, sendo que as instalações se

repartem entre o rés-do-chão e o primeiro andar do edifício.A entrada na esquadra é feita pelo piso superior, onde se situa a sala de espera, o gabi-

nete de atendimento ao público, a sala de arquivo e a sala de reconhecimento. Para além do gabinete do Comandante, a esquadra conta ainda com o gabinete do adjunto do Coman-dante, os gabinetes do Chefe e do Comissário, um gabinete cedido à Associação de Apo-sentados da Polícia, a sala das comunicações onde está instalada a central de alarmes, duas instalações sanitárias, a sala do oficial de dia, um quarto com beliches para descanso e um vestiário com chuveiros com água quente.

As instalações têm infiltrações, na sua maioria causadas pela existência de uma clara-boia no terraço que dá para o pátio interior da esquadra.

Atendendo à inexistência de aparelhos reguladores de temperatura, conclui-se que se sentirá muito frio e muito calor nos dias com temperaturas mais extremas.

Na cave encontram-se os gabinetes de apoio à vítima e de atendimento ao cidadão idoso. Aqui é feito o acompanhamento aos cidadãos idosos sinalizados pela PSP e são realizadas diversas atividades com cidadãos idosos e crianças (programa escola família). Este departamento conta com oito funcionários que trabalham por turnos. Existem igual-mente duas instalações sanitárias, uma feminina e outra para os utentes, bem como um bar e uma sala de descanso, também com infiltrações várias.

Questionados os agentes policiais sobre eventuais queixas, foram referidas as insufi-ciências de climatização e os problemas informáticos com as impressoras, problemas que são que do conhecimento da Direção Nacional da PSP.

58 |

20 DE ABRIL DE 2016________________________________________________________________________________________

497