O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

com a ARS de Lisboa e Vale do Tejo para que esta questão seja realmente ultrapassada, porque, no fundo, há aqui a intervenção do tribunal e intervenções que têm de ser sopesadas e acauteladas. De qualquer forma, dou-lhe esta boa notícia, e a nossa expectativa é de que até ao final do ano a extensão do centro de saúde do Miratejo fique perfeitamente operacional e funcional, porque, como o Sr. Deputado sabe, existem cerca de 280 000 euros no Orçamento do Estado de 2003 para que se possa de facto concluir e pôr em funcionamento esta extensão de saúde.
No que diz respeito ao centro de saúde de Palmela, de facto não consta no Orçamento do Estado para 2004 uma verba para este centro como muito bem disse, não posso, portanto, dar-lhe esta boa notícia que o senhor esperava, mas devo dizer-lhe que também não posso aceitar que haja qualquer tipo de matriz de extinção ou de discriminação contra autarquias do Partido Socialista ou outras autarquias que não pertençam aos partidos que apoiam o Governo…

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Sr. Secretário de Estado, por acaso nesta autarquia a presidente, embora gostemos muito dela, é do Partido Comunista, é a Dr.ª Ana Teresa Vicente!

O Orador: - Era justamente o que eu estava a dizer, mas o Sr. Deputado não me deixou terminar.
Eu estava justamente a dizer que não temos qualquer tipo de atitude de discriminação negativa contra presidentes de câmara ou autarcas eleitos por qualquer outro partido que não os da maioria. V. Ex.ª chegou mesmo a invocar um presidente de câmara do Alto Minho, num percurso de verdadeira "volta a Portugal", mas vou dar-lhe algumas boas notícias para o distrito de Setúbal, Sr. Deputado, porque, no fundo, gostaria que o Sr. Deputado saísse daqui com a alma um pouco mais alegre.
Por exemplo, o centro de saúde de Alcácer do Sal, que, como sabe, é um desejo antigo, e houve até uma situação complexa que se gerou com o terreno, porque a disponibilização do terreno, por parte de uma entidade particular, terminava precisamente no 1.º trimestre de 2003 e se não tivéssemos pegado rapidamente no processo deste centro de saúde, que está neste momento em construção, ter-se-ia passado para a estaca zero, já que depois deixaria de haver terreno. Conseguimos salvaguardar a situação e, neste momento, o Centro de Saúde de Alcácer do Sal está em construção, vai ficar concluído em 2004 e custará aos cofres do Estado cerca de 3,7 milhões de euros.
Hoje vou dar-lhe três boas notícias, sendo a primeira a que acabei de lhe dar, a do centro de saúde de Alcácer do Sal, para as poder transmitir aos seus eleitores. O Sr. Deputado tem a obrigação de comunicar estas informações aos seus eleitores e, portanto, dou-lhe aqui algumas boas notícias.
A segunda boa notícia é sobre o serviço de radioterapia no Barreiro. Como V. Ex.ª sabe, os serviços de radioterapia, em Portugal, estão muito concentrados em Lisboa, Porto e Coimbra - aliás, até ver é só onde eles existem - e, pela primeira vez, vão sair destes locais e vão passar o rio Tejo. Este é realmente um processo complicado, mas de facto o hospital do Barreiro vai ter o seu serviço de radioterapia instalado. O processo de concurso está numa fase de conclusão, vamos avançar com as obras e com a instalação do equipamento durante o ano de 2004 por forma a pormos em funcionamento o serviço de radioterapia do hospital do Barreiro no ano de 2005; serão cerca de 5 milhões de euros em investimento, que conjuga um conjunto de afluentes financeiros, nomeadamente PIDDAC, FEDER e também uma verba extraordinária, que será atribuída pelo Sr. Ministro da Saúde, no âmbito das chamadas "verbas do tabaco". Posso dizer-lhe que este equipamento é bem-vindo, porque neste momento há muita população do sul do país que ruma a Lisboa para ser tratada, nomeadamente em radioterapia, e que muitas vezes tem alguma dificuldade em obter esse tratamento, e pensamos que desta maneira vamos aumentar os meios e as disponibilidades, além de ganhar centralidade para o distrito de Setúbal e particularmente para o Barreiro.
A terceira boa notícia que quero dar-lhe, e já agora para falarmos de um presidente de câmara do Partido Socialista, tem a ver com a extensão do centro de saúde da Quinta do Conde, em Sesimbra, também há muito prometida.

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - É a minha freguesia!

O Orador: - É a sua freguesia! Não sabia que era a sua freguesia, Sr. Deputado! Mas, assim, falarei com mais algum detalhe sobre esta matéria, se não se importa.

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - O Sr. Deputado Luís Rodrigues faz bons relatórios!

O Orador: - Ah!… Muito bem!
Vou, então, falar com algum detalhe sobre esta matéria.
Como sabe, a extensão do centro de saúde da Quinta do Conde é uma pretensão antiga. A Quinta do Conde explodiu em termos de demográficos, hoje terá cerca de 24 000 habitantes, e tem uma extensão de saúde em estado miserável, num barracão, uma situação absolutamente inadmissível.
Assim, lançámos mão deste processo: incluímo-lo no PIDDAC de 2003 e voltamos a incluí-lo no PIDDAC para 2004; realizámos três reuniões com os responsáveis da Câmara Municipal de Sesimbra; temos o projecto concluído; queremos fazer uma parceria com a Câmara Municipal de Sesimbra, aliás, no âmbito daquilo que são as parcerias de contratos-programa normais, e, veja, Sr. Deputado, ainda hoje estou à espera que a Câmara Municipal de Sesimbra nos disponibilize, em absoluto, o terreno. Isto é, a construção da extensão do centro de saúde da Quinta do Conde não avança sem que a câmara municipal adquira os terrenos e os disponibilize. E já agora, sendo o Sr. Deputado não apenas Deputado eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal mas também oriundo da Quinta do Conde, peço a sua ajuda para, intercedendo junto do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, se ter rapidamente o terreno disponibilizado.
Leve, pois, Sr. Deputado, estas três boas notícias e, já agora, também este meu pedido verdadeiramente instante.

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Sr. Secretário de Estado, se me dá licença, a primeira inclusão em PIDDAC