O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

44 | II Série GOPOE - Número: 005 | 29 de Outubro de 2005


A Sr.ª Presidente (Teresa Venda): — Agora, tem a palavra o Sr. Deputado Nelson Baltazar, que me pediu para fazer uma interpelação à mesa.

O Sr. Nelson Baltazar (PS): — Sr.ª Presidente, a interpelação à mesa, sucintamente, é a seguinte: o Deputado Fernando Santos Pereira fez, aqui, afirmações, em nome do PSD, que não são verdade, ou pelo menos não o são totalmente, portanto, gostaria de repor a verdade.
O PS nunca se recusou, em sede de Parlamento, a discutir seja o que for, mesmo sob a forma de colóquios, seja as SCUT, seja o Metro Sul do Tejo, seja o metro de superfície do Porto. O que o PS entende é que, do ponto de vista da discussão parlamentar, há assuntos mais importantes do que estes para discutir em sede de Parlamento, o que não quer dizer que estes não sejam importantes para o Governo resolver.
Em sede de Parlamento, entendemos, por exemplo, que é mais interessante e importante discutir o planeamento financeiro da rede ferroviária, que é mais importante discutir a reorganização e o planeamento das plataformas logísticas, que é fundamental que possamos discutir a integração de Portugal nas auto-estradas marítimas. Portanto, esta informação fica dada.

A Sr.ª Presidente (Teresa Venda): — Sr. Deputado, já percebemos.

O Orador: — Muito obrigado, Sr.ª Presidente. Pretendia dar esta informação antes da resposta do Sr.
Ministro, por isso, pedi para interpelar a mesa.

O Sr. Luís Rodrigues (PSD): — Sr.ª Presidente, peço a palavra. A Sr.ª Presidente (Teresa Venda): — Sr. Deputado, para mais uma interpelação à mesa?

O Sr. Luís Rodrigues (PSD): — Sim, Sr.ª Presidente, porque há pouco pedi a palavra à Sr.ª VicePresidente exactamente no mesmo sentido.

A Sr.ª Presidente (Teresa Venda): — Não, o Sr. Deputado não pediu para fazer uma interpelação à mesa, disse que queria continuar a comunicação do Sr. Deputado Jorge Costa por mais 1 ou 2 minutos.

O Sr. Luís Rodrigues (PSD): — Não disse isso!

A Sr.ª Presidente (Teresa Venda): — Foi isso que disse, agora não vai negar…

O Sr. Luís Rodrigues (PSD): — Sr.ª Presidente, disse que pedia a palavra para dar esclarecimentos, para o que precisava de apenas 1 ou 2 minutos,…

A Sr.ª Presidente (Teresa Venda): — Sr. Deputado, estamos todos, aqui, a dar esclarecimentos.

O Sr. Luís Rodrigues (PSD): — … portanto, Sr.ª Presidente, agradeço que conduza os trabalhos de outra forma. A Sr.ª Presidente (Teresa Venda): — Sr. Deputado, estou a conduzir os trabalhos, dentro das minhas competências, da melhor forma que consigo.

O Sr. Fernando Santos Pereira (PSD): — Sr.ª Presidente, peço a palavra.

A Sr.ª Presidente (Teresa Venda): — Sr. Deputado, também para uma interpelação à mesa?

O Sr. Fernando Santos Pereira (PSD): — Exactamente, porque também pretendo dar um esclarecimento.

A Sr.ª Presidente (Teresa Venda): — Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. Fernando Santos Pereira (PSD): — Sr.ª Presidente, esta questão foi levantada, na última Conferência de Presidentes de Comissão, pelo Sr. Presidente da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, tendo sido debatida na última reunião da Comissão de Obras Públicas e não houve, da parte das pessoas que lá estavam, nenhuma contrariedade relativamente a essa interpretação.
Se o Partido Socialista concordar que se discuta o transporte ferroviário de alta velocidade e a localização do novo aeroporto, conforme já foi sugerido nessas reuniões, ficaremos encantados.