O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

68 | II Série GOPOE - Número: 009 | 19 de Novembro de 2008

Tendo esta iniciativa decorrido em diferentes locais do País, gostaria de saber qual é o feedback que recebem dos próprios empresários.

A Sr.ª Presidente (Teresa Venda): — Tem a palavra o Sr. Deputado Afonso Candal.

O Sr. Afonso Candal (PS): — Sr.ª Presidente, Sr. Ministro, Srs. Secretários de Estado: Acho que os elementos que o Sr. Ministro hoje aqui nos trouxe e que ainda estão ali bem visíveis são destruidores daquele discurso que é reiteradamente feito mas que não tem a mínima correspondência à realidade.

Risos da Deputada do PSD Rosário Cardoso Águas.

De facto, há um aumento do apoio, em termos de volume financeiro, às pequenas e médias empresas, entre o último ano de exercício do governo anterior e o ano de 2008, de seis vezes mais. E se considerarmos o programa PME Investe III, já lançado pelo Governo,»

A Sr.ª Rosário Cardoso Águas (PSD): — E a coincidir com o QCA III, em 2008!

O Sr. Afonso Candal (PS): — » esse apoio será 10 vezes superior áquele que foi o apoio em 2004.
Portanto, o discurso de que este Governo não apoia as pequenas e médias empresas não tem o mínimo fundamento.
Assim, acho importante o próprio PSD corrigir a sua linha de argumentação e falar verdade,»

A Sr.ª Rosário Cardoso Águas (PSD): — Deixe lá o PSD!

O Sr. Afonso Candal (PS): — » mesmo quando essa verdade ç dura de ouvir.

A Sr.ª Rosário Cardoso Águas (PSD): — Deixe lá o PSD!

O Sr. Afonso Candal (PS): — Mas as pessoas têm de conhecer as posições dos vários partidos! Ainda hoje, a líder do PSD deu o bom exemplo do que é dizer a verdade, do que lhe vai no espírito, da sua concepção da democracia e do exercício político.

A Sr.ª Rosário Cardoso Águas (PSD): — Andam muito preocupados com a líder do PSD!

O Sr. Afonso Candal (PS): — E por muito criticável que seja o conteúdo da sua mensagem, é bom que haja verdade em política. Por isso, quando a Dr.ª Manuela Ferreira Leite diz «não sei se a certa altura não será bom haver seis meses sem democracia para meter tudo na ordem e depois que venha a democracia outra vez«,»

A Sr.ª Rosário Cardoso Águas (PSD): — Estamos há quase quatro anos assim!

O Sr. Afonso Candal (PS): — » porque não acredita que seja possível fazer reformas em democracia, ç evidente que isto demonstra que esta pessoa não está preparada para governar e, portanto, que é incapaz de ter uma ideia sobre uma reforma porque ela própria não acredita que seja possível pôr as reformas em prática.
Mas tem a virtude — e era isto que gostava de deixar registado — de falar verdade sobre o seu pensamento e a sua forma de encarar a governação em Portugal.
Espero que o PSD siga o exemplo da sua presidente, independentemente das críticas que possam surgir, falando verdade, para que os portugueses percebam claramente — aqueles que ainda não perceberam — que este PSD é incapaz de ter propostas e de falar sobre a realidade, estando constantemente a fazer considerações, as mais diversas e difusas, para esconder aquilo que foi a sua incapacidade, no passado, e para não ter de reconhecer os resultados do presente, não obstante as dificuldades e, acima de tudo, a sua absoluta impreparação para um eventual exercício da governação num futuro próximo.