O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

38 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

mero sufficiente de srs. deputados para que a camara pudesse funccionar, e o escrutinio havia de verifical-o.
Já ha pouco annunciei que a camara decidiria na sessão immediata se esta eleição está ou não valida; mas o escrutinio é que não podia deixar de verificar-se logo depois de ter começado. (Apoiados.)
Ámanhã decidir-se-ha este assumpto.
Tem a palavra o sr. Barros Gomes, que a pediu para antes de se fechar a sessão.
O sr. Barros Gomes: - Uma triste noticia, que me acaba de ser communicada por um dos meus correligionarios, irá de certo maguar o animo e encontrar echo sentido no coração de todos que me escutam.
Falleceu esta noite um dos professores mais benemeritos d'este paiz, um dos seus jurisconsultos mais eminentes, um dos espiritos mais esclarecidos e dos animos mais generosos de quantos ennobreceram e illustraram a geração que diariamente vae desapparecendo da scena do mundo, mas que deixa de si largos e honrados vestigios pelo muito que trabalhou em favor da liberdade e pelos altos serviços por ella prestados ao paiz.
Refiro-me ao passamento de Vicente Ferrer Neto de Paiva, (Muitos apoiados.) passamento que inspira profunda tristeza a quantos respeitaram n'aquelle venerando ancião um dos exemplares mais puros do que eram e valiam antigas virtudes portuguezas. (Muitos apoiados.)
O nome de Vicente Ferrer fica ligado a um dos trabalhos de jurisprudencia mais importantes e mais perfeitos que legâmos aos nossos vindouros. (Apoiados.)
Refiro-me, inutil é dizel-o, ao codigo civil, em cuja elaboração e redacção definitiva o abalisado professor tomou uma parte proeminente.
Vicente Ferrer deixa vestigios do seu ensino e da sua acção intellectual em muitos dos homens notaveis do nosso paiz, das successivas gerações que vão passando, e que recebendo d'elle a iniciação scientifica lhe admiravam a par d'isso a nobreza de caracter e a elevação do animo. (Muitos apoiados.)
Da sua actividade como professor ficam ainda monumentos escriptos que revelam quanto eram profundos os conhecimentos que tinha das doutrinas que professava, e quanto era consciencioso o seu esforço em as diffundir e propagar.
Era um liberal convicto o sr. Vicente Ferrer Neto de Paiva. A despeito do peso dos annos que rastejavam por noventa, apesar das cans que lhe alvejavam na fronte, o seu espirito brilhava ainda hoje, por uma grande lucidez e uma extrema vivacidade, que eram o espanto e a admiração de todos aquelles que o viram ainda ha pouco na camara alta tomar parte e muito distincta nos debates parlamentares e nas luctas partidarias. (Muitos apoiados).
S. exa. foi amigo e amigo intimo, até á ultima hora, de Alexandre Herculano, e n'estas singelas palavras se cifra um dos seus maiores elogios (Apoiado).
Iniciam-se este anno os nossos trabalhos parlamentares de um modo bem funebre. Ainda ha pouco commemorava-mos sentidamente o passamento do illustre chefe do partido progressista, Anselmo José Braamcamp, e já hoje o paiz, o parlamento e mais particularmente o partido progressista, em cujas fileiras Vicente Ferrer Neto de Paiva militou sempre com uma lealdade politica que póde servir de modelo para todos, com uma consciencia, abnegação e virtude civicas, de que hoje são tão raros os exemplos, (Apoiados.) já hoje, digo, o paiz e todos nós temos a deplorar essa nova e tão sensivel perda.
Supponho que interpreto os desejos de toda a camara pedindo que se commemore na acta da sessão de hoje a expressão do nosso profundo sentimento, e ainda que d'essa parte da acta se dê communicação aos parentes mais proximos do finado (Apoiados).
Tencionava referir-me ao sr. ministro do reino, lamentando que s. exa. não tivesse vindo á camara responder a algumas perguntas que eu desejava dirigir-lhe e lhe havia annunciado, assim como o meu collega o sr. Simões Ferreira sobre assumpto importante como o são todos os que se referem ao exercicio do direito eleitoral, á manutenção da ordem publica, e segurança da vida dos cidadãos; nada porém acrescentarei sobre este ponto, por não me permittir o estado do meu espirito n'este momento o insistir em censuras aliás já feitas por outros collegas meus e provocadas pelo facto da ausencia do governo.
Termino, pois, agradecendo á camara os applausos com que acolheu as palavras que pronunciei com referencia ao vulto tão sympathico do dr. Vicente Ferrer Neto de Paiva.
Vozes: - Muito bem.
O sr. Presidente: - A camara ouviu com profundo sentimento a commemoração feita pelo illustre deputado sr. Barros Gomes. (Apoiados.) Em vista d'esta manifestação, não é necessario provocar uma votação da camara para se registar na acta a profundíssima mágua com que ella teve noticia da morte d'esse antigo parlamentar, notabilissimo estadista e nobilissimo caracter, a que se acaba de referir o illustre deputado. (Apoiados.)
Considera-se, pois, como approvado por acclamação o voto de sentido e manifestado pezar por morte do dr. Vicente Ferrer Neto de Paiva. (Apoiados.)

Está encerrada a sessão.

Eram cinco horas e meia da tarde.

Redactor = Rodrigues Cordeiro.