O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1924 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

do projectos que trazem augmento do despeza; se a commissão de guerra apresenta unicamente os projectos constitucionaes e os que são necessarios para governar, gritam aqui de El-Rei que apresenta poucos projectos.

Mas ha ainda uma outra circumstancia importante.

Os illustres deputados da opposição todos os dias atacam o governo porque augmenta as despezas; talvez n'um ou outro ponto eu esteja de accordo com s. exas., mas o que não comprehendo é como censuram a commissão de guerra por não dar parecer sobre projectos que trazem augmento de despeza.

Que coherencia é esta?

Como havemos nós proceder de maneira que lhes agrade? Nem s. exas. são capazes de atinar. (Apoiados.)

Portanto, repito, a commissão de guerra tem cumprido o seu dever de modo a não merecer censuras.

Tem dado parecer sobre todos os projectos constitucionaes; ha de dar parecer sobre outros projectos que sejam necessarios para melhorar e aperfeiçoar o exercito e ha de difficultar tanto quanto possivel os projectos que tragam augmento de despeza.

Creio que, procedendo d'este modo, satisfará inteiramente as aspirações dos illustres deputados da opposição, se por acaso s. exas. dizem o que pensam, como supponho.

Creiam os illustres deputados que a commissão de guerra deseja proceder de modo que s. exas. fiquem contentes.

Descansem s. exas., que no resto do tempo que nos falta para se encerrar a sessão hão de vir a esta camara mais alguns projectos e oxalá que s. exas. não se insurjam contra elles.

Quasi que acredito, que s. exas. hão de fazer opposição energica a muitos dos projectos que a commissão ha de apresentar.

Queira Deus me engane.

Sr. presidente, creio ter demonstrado que a commissão de guerra tem cumprido o seu dever.

Agora vou tambem demonstrar que o sr. ministro da guerra durante o tempo que tem gerido aquella pasta tem feito muito; seria mesmo difficil, senão impossivel fazer mais. (Apoiados.)

Desejava evitar leituras que são sempre fastidiosas, mas é tão importante a lista do que tem feito o illustre ministro da guerra, que desejo tornar bem conhecido do exercito e do paiz os serviços que s. exa. tem prestado.

Sabe v. exa. e sabe a camara que, quando um exercito chega ao estado de abatimento a que deixaram chegar o nosso, não se póde fazer melhorar de um dia para o outro; não é por artes magicas que se ergue um exercito que só deixou abater tanto, e não é de repente que se póde eleval-o ao nivel dos exercitos das nações mais adiantadas.

Tenho pezar não poder dispor de tempo, porque desejava dar a este debate todo o desenvolvimento necessario, para que a illustre opposição não diga mais uma vez, que d'este lado da camara se deixam de pé todos os seus argumentos.

Creiam s. exas., que hão de ter sempre resposta cabal e completa, e que tanto eu como os meus amigos politicos havemos de cumprir o nosso dever. (Apoiados.)

Sr. presidente, declaro a v. exa. que eu mesmo fiquei surprehendido quando tive conhecimento dos importantes trabalhos que o sr. ministro da guerra tem feito em proveito do paiz e do exercito, e por isso julgo necessario que fiquem registados nos annaes parlamentares.

Eu sabia de uma ou outra cousa, mas do que não sabia era do conjuncto de medidas que s. exa. tinha promulgado; e por isso desejo dizer ao paiz que s. exa. tem trabalhado constantemente, tem nomeado commissões compostas de Cavalheiros muito competentes, para estudar e confeccionar os regulamentos, a fim de se executarem muitos dos servires determinados na organisação de 1884; tem cumprido emfim o seu dever, não tendo havido ministro algum que durante tão curto tempo tenha feito mais.

Permitta-me v. exa. que passe a enumerar á camara a serie de medidas que o illustre ministro da guerra tem feito adoptar.

O illustre ministro publicou o seguinte:

Auctorisação ao commando geral de artilheria, para fabricar um carro modelo para transporte de cartuchos de infanteria nas columnas de munições, em março de 1888.

Ordem para se fazerem experiencias de carregamento na viatura de bagagens da companhia de caminhos de ferro do regimento de engenheria, a fim de se fixar o modelo d'essas viaturas e a composição do trem regimental das diversas unidades em fevereiro de 1888.

Mandou redigir um manual para o ensino nas casernas dos corpos de infanteria. Está a imprimir.

Fez acquisição de ferramentas para os sepadores de infanteria, em Italia, em 1887.

Deu auctorisação para fazer experiencias com arreios de cavallaria e porte da carabina em bandoleira, em 1887-1888.

Deu ordem para estudar um novo modelo de viatura de ambulancia regimental e modificação das antigas em 1887.

Mandou proceder ás experiencias com estas ultimas em fevereiro de 1888.

Ordenou o estabelecimento de cantinas para officiaes, em janeiro de 1888.

Determinou a fixação do municiamento em cartuchos por praça de infanteria, em 1887.

Fixação da composição das columnas de munição, em março de 1888.

Compra de material de caminhos de ferro Decanville, para o polygono de Tancos em 1887.

Compra de uma ponte de equipagens do caminho de ferro, systema Eiffel, em 1887.

Estabelecimento, em novembro de 1887, de um deposito provisorio de remonta.

Construcção de carreiras regimentaes em Braga e Viana, em 1887.

Exercicios de brigada de cavallaria em Villa Viçosa, do brigada no Porto e de divisão em Lisboa, no outono de 1887.

Adopção das argolas do bivaque, em janeiro de 1888.

O sr. ministro comprou em Italia o parque de pé de paz da companhia de caminhos de ferro, em 1886.

Comprou o parque telegraphico de campanha, sendo uma secção em Inglaterra e outra na Suecia, em 1887.

Ordenou a:

Compra, por arrematação, de uma divisão de equipagem de pontes, em 1887.

Compra, em Hespanha, de uma secção do parque de montanha de sapadores mineiros, em 1887.

Compra de um balão captivo, em 1887.

Compra de um apparelho de luz electrica e respectiva viatura, em 1888.

Foi este um dos grandes serviços que s. exa. fez ao exercito e ao paiz, e que não me cansarei de o enumerar.

Eu não sei se estou fatigando a camara; mas, continuando a ler e a enumerar os importantes serviços feitos pelo sr. ministro da guerra, só desejo que elles fiquem registados, para que todos saibamos que s. exa. tem trabalhado muito para melhorar a reforma de 1884.

Vozes: - Leia, leia.

O Orador: - O illustre ministro nomeou uma commissão superior de guerra (Decreto de 7 de março de 1888. Ordem n.º 8.)

Publicou as:

Instrucções relativas á espingardas de 8mm (K) m/1883. (Portaria de 4 de junho de 1887.)

Instrucções sobre os serviços de segurança em campanha, para regular provisoriamente o ensino dos corpos de cavallaria, 1887.