O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14

Diário da Câmara dot Deputado»

Mas esta oposição não é de ódios, nem de calúnias, nem de ataques acintosos. A missão socialista pode não sor benévola, mas malévola, não ó para ninguém, nem para homens nem para instituições.

Os assuntos administrativos, económicos e financeiros são no actual momento no nosso país duma magnitude altíssima. •^ necessário trabalhar-se e com muita inteligência para que a nação se reabilite e se engrandeça moral e materialmente.

Tam excepcional é a situação portuguesa, que não tenho dúvida, porque os socialistas devem sempre falar a linguagem da verdade, em declarar que a minoria socialista aprovará quaisquer medidas de reconhecidas utilidades públicas que seja necessário íealizar.

O Poder Legislativo faz leis e o Poder Executivo tem a missão de executá-las. Mas não devemos esquecer que a verdadeira lei para fazer progredir uma nação consiste, não nos documentos que se publicam na íôlha oficial, mas sim no bom juízo de todos os uaeionais, quer governantes, quer governados.

Devo aqui especializar a classe capitalista, visto que em regime capitalista se vive transitoriamente, à qual peítence a missão de concorrer com os seus capitais, embora, com proveito próprio, para a prosperidade colectiva.

E conseguirão este resultado se, sempre com base scientífica, se lançarem intemeratamente na criação das indústrias de produção de matérias primas e de produtos alimentícios, que, por não termos, temos de continuar a importar, empobrecendo a nossa economia.

Sr. Presidente: n,ós todos portugueses estamos habitando como que num navio que tem fogo a bordo. O risco é enorme para todos, para os que o habitam e para os que o tripulam. Assim, a todos compete trabalhar bem para extinguir o fogo, reconstruir o navio e melhorá-lo o mais possível para que não naufraguemos com ele, estabelecendo-se para isso unia extensa plataforma.

E não é com lutas políticas irritantes que se coiisegue isto. E necessário que todos os partidos coloquem as suas bandeiras om lugar seguro e com sentinela à vista para que não tenham extravio, mas que se lancem na realização da obra salvadora.

As responsabilidades da hora presente são tremendas, principalmente para o Governo.

A acção socialista não lhe criará dificuldades, sem contudo abdicar da sua missão de vigilância.

Será oportuno apontar ao Governo e ao Parlamento quatro artigos que são neste momento o programa das medidas imediatas porque estamos na disposição de trabalhar.

O primeiro consiste na supressão 'por completo do recrutamento militar em todo o país, reorganizando-se a força pública sobre a base do serviço voluntário, regularmente remunerado.

Logo que esta medida se efective, ávida rural e agrícola, toda a acção do trabalho útil, tomará uma fico .Io nova no sentido de progredir. E necessário que os filhos dos povos rurais se fixem ás terras em que nascem e abracem as profissões dos seus antepassados. São grandes e inumeráveis os benefícios que disso resultarão para a economia e para a moral social.

O segundo consiste em completar-se e cercar-se de providências para que se executem sem irritações o Soguro Social Obrigatório, a construção dos bairros sociais, e o regime das oito horas de trabalho, que são leis já promulgadas.

O terceiro, que é de carácter político no bom sentido da palavra, consiste em estabelecer-se o sufrágio universal, ensaiando-se o exercício dos direitos políticos pela mulher.

O quarto consiste na estatuição da re-vogabilidade dos mandatos quer legislativo s quer administrativos, com as necessárias condições de imparcialidade e critério.

Sem esquecer que não são os poderes políticos que podem fazer e desfazer civilizações, a minoria socialista, sem deixar de ser oposição política, espera que o novo Governo consiga trazer ao pais a consolidação da paz interna e a consagração prática do trabalho que há-de honrar e engrandecer a Nação e prestigiar o regime republicano».

Termino, Sr. Presidente, fazendo três preguntas ao Ex.mo Sr. Presidente do Ministério :