O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

22

O Sr. Presidente: — Talvez fosse melhor V. Ex.a ficar com a palavra reser-

v,

O Orador: — Muito bem. Então V. Ex.a fará a fineza de me reservar a palavra para amanhã.

O discurso será publicado na íntegra, revisto pelo orador, guando restituir, revistas, as notas taquigráfcas que lhe foram enviadas.

Não foram revistas pelo Sr. Ministro das Finanças as suas declarações.

Antes de se encerrar a sessão

O Sr. Plínio e Silva:—Há dias tive a honra de apresentar nesta casa do Parlamento um projecto de lei pelo qual se adiava a encorporação dos recrutas, já porque nós iamos assim afectar a produtividade nacional, roubando-lhe 25:000 a 30:000 homens, já porque nos não encontrávamos em circunstâncias de lhes ministrar a instrução militar de harmonia com os ensinamentos da guerra moderna, por não termos ainda convenientemente elaborado o indispensável programa de ins-

tT"nr»5n

— —*--••'-

Reconheceu a Câmara a urgência da sua discussão, c nela se chegou a entrar. Sucedeu, porém, que um. colega nosso entendeu que esse projecto devia baixar à Comissão de Guerra para esta se pronunciar sobre ela.

Não obstante eu apontar os inconvenientes da demora que daí resultava, visto que a encorporação estava para se realizar em breves dias, ;i Câmara entendeu aprovar o requerimento do Sr. Américo Olavo que seguiu, efectivamente, para a comissão de guerra.

Como se encontra já esgotado o prazo marcado pelo Regimento para essa comissão dar o sou parecer, e este não tenha sido ainda distribuído, ea peço a V. Ex.a para que ele seja discutido amanhã antes da ordem do dia e sem prejuízo desta.

O orador não reviu.

Diário da Câmara dói Deputado*

O Sr. Presidente: — A próxima sessão é amanhã com a seguinte ordem dó dia:

Propostas de lei que autoriza o Governo a proceder à remodelação dos serviços públicos dependentes de todos os Ministérios. -

Está encerrada a sessão.

Eram W horas.

Documentos enviados para a mesa durante a sessão

Pareceres

Da comissão de comércio e indústria, sobre o n.° 275-B, que isenta de direitos de importação os maquinismos para os trabalhos fabris e agrícolas.

Para a Secretaria.

Para a comissão de agricultura. ^

Da comissão de obras públicas e minas, sobre o n.° 282-C que regula p provimento das vagas de engenheiros civis e condutores do quadro técnico do corpo de engenharia civii.

Para a Secretaria.

Para a comissão de faianças.

Da inesma comissão, sob o n.° 276-A que autoriza o Governo a criar a Junta Autónoma do Porto e Barra da Figueiía da Foz.

Para a Secretaria.

Para a comissão de administração pública.

Da comissão, de marinha, sobre o n.° 322-H, aplicando as disposições do decreto n.° 3:632 às pensões de sangue concedidas desde o começo da guerra.

Para a Secretaria.

Para a comissão de finanças.

Da comissão de finanças, sobre o n.° 239-E elevando a 720$ a pensão concedida a D. Maria do Carmo Amaral Leitão.

Para a Secretaria.

Imprima-se.