O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sesscío de 10 de Fevereiro de 1920

americana comandada pelo almirante Perry.

Objectaram-lhe que naquele porto não podia entrar, ao que o almirante respondeu que tinha ali os seus canhões e que o tratado de comércio que ali o trouxera hayía de ser celebrado. E foi.

No contrato foi estabelecida a cláusula de, passados dez anos, ser revisto por "ambas as partes.

O Japão não tinha dinheiro, como nós, nem • crédito, como nós, e, no emtanto, • em dez anos conquistou a civilização ocidental. Como?

Já que não tinha engenheiros, chamou--os da Europa e da América, tratando em seguida de nomear comissões de estudantes quo foram por toda a Europa e América fazer os cursos superiores, aprender o que havia para se saber, fazendo igualmente um estudo indispensável para que todos os ramos da actividade humana pudessem encontrar desenvolvimento entre os japoneses.

Eles nomearam comissões técnicas para estudar todas as questões, chegando até a nomear comissões para estudar a orga-0 nização dos hotéis na Europa e na América, familiarizando-se assim com a civilização ocidental.

Sobre obras de fomento muito fizeram, muito trabalharam; a engenharia estudou sobre todas as obras, tais como irrigação, traçados de caminhos de ferro, estradas, cais, docas, etc., isto é, tudo quanto havia a fazer e que era necessário fazer-se.

Seguidamente abriram-se concursos mundiais, a que todas as nações podiam concorrer, para adjudicação de determinadas obras, havendo apenas urna cláusula indispensável: era que a nacionalidade a que a companhia adjudicatária pertencesse celebraria o seu contrato com o Japão na presença do seu embaixador, que seria solidário neste acordo, obrigando-se com a chancela a que toda e qualquer divergência seria julgada pelos tribunais japoneses. Faziam também algumas vantagens a favor da companhia adjudicatária, tais como uma percentagem nas tarifas dos caminhos de ferro e direitos nas alfândegas, etc.

Bastou este processo simples, pouco palavroso, para determinar o florescimento do Japão.

17

A verdade é que entraram milhares e milhares de contos dentro do país do Sol.

O trabalho foi imenso! Não obstante a população ser ali numerosíssima, o certo é que o Japão teve de importar trabalhadores de diversos países, principalmente da China. Por isto se avalia um pouco da obra colossal que o Japão levou a efeito.

O mesmo poderia aqui suceder. Em carta por mim dirigida ao Sr. Dr. Magalhães Lima, no dia seguinte ao da proclamação da República, eu lembrava àquele vulto a necessidade que havia em criar-se uma situação pela qual pudesse este País, tal como fez o Japão, levar a efeito rapidamente, como que por mágica, as obras fundamentais para o desenvolvimento da nossa riqueza. Como fazê-lo? Com capitais nossos ? Não, porque os não temos ou, pelo menos, não se empregam nestas cousas.

A burguesia oficial está falida. A burguesia particular está desconfiada. - Então adjudiquem-se esses grandes trabalhos por meio cie concursos mundiais. Venham companhias de todo o mundo executá-los mediante contratos feitos com todas as garantias, inclusive a de quaisquer pleitos, serem resolvidos pelos tribunais portugueses. E, não obstante estes serem ainda das poucas cousas sérias que nos restam, refinem-se mais, se é possível, na sua seriedade, a fim- de que essas companhias possam ter por eles todo o respeito, e nós tenhamos a garantia de que os nossos direitos serão defendidos devidamente em qualquer litígio.' Então,' tornando-se uma tarn grande iniciativa, ver-se-ia que toda a população não chegaria para os trabalhos a realizar. Seria preciso fazer o que eu já disse ter sido N feito pelo Japão. Teríamos de mandar vir genfe doutros países ou das colónias. Então p dinheiro seria imenso. O câmbio levantar-se-ia. Portugal renasceria rapidamente.

São medidas grandes? Não há dúvida. Exactamente por isso nunca poderão ser levadas a cabo por quaisquer pigmeus.