O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16

de 12:000 agentes. Mas o que pode é es-tabelecer-so uma média, e essa média diz-nos que deveremos na pior hipótese —e espero que esse algarismo não seja atingido — gastar cerca de 5:000 contos com o pessoal ferroviário do Estado. E desde que estabeleçamos, este algarismo, e apurando um déficit de, aproximadamente, 2:000 contos, tenho evidentemente de autorizar unia sobretaxa, a suficiente para cobrir essas duas verbas somadas. Foi esta a razão por' que eu avalio em em cerca de 7:000 contos a nova receita, fazendo face ao encargo com o pessoal e aliviando o Tesouro Público dum déficit de perto de 2:000 contos.

Disse também o Sr, Virgílio Costa que eu, no regulamento que fiz, atendi mal o pessoal. Responderei a S. Ex.a que não foi com consciência que cometi qualquer mal, pois nem uma palavra proferi a tal respeito. Assinei apenas aquilo a que me obriguei e que era o produto de um estudo aturado, de uma análise profunda 1 duma comissão de ferroviários e de dois engenheiros superiores dos Caminhos de Ferro do Estado.

De modo que já V. Ex.a vê que eu

i • j. «V 11__ _»_-.- ---

SuOo^ioVI Um i/Tctua-i-U-u que iiau ora iiitJii.

Liguei-lhe o meu nome convencido de que do trabalho dessa comissão resultava, não uma obra perfeita, modelar, porque o não podia sair. mas aquela, que representava o bastante para dar a quem reclamava uma situação mais justa e mais equitativa.

Disse-se, ainda, que a questão não foi tratada por forma tam perfeita que não desse lugar a desigualdades. Mas, Sr. Presidente, em quanto houver homens, há desigualdades na terra; e eu pregunto ao Sr. Virgílio Costa se conhece algum serviço público modelar, em que não haja sempre, pelo menos no que respeita a vencimentos, alguém que reclame e que tenha justiça. Num serviço que contêm cerca de 12:000 pessoas, não era de admirar que, sem intenção de cometer injustiças, elas se não tivessem cometido; e, neste caso, todos que assinaram este trabalho ou deram, a sua intervenção, convencidos estavam de que as não cometeram.

S. Ex.a, contudo, acrescentou que no Minho e Douro havia carregadores que ganhavam 130$ por mês,

Diário da Câmara dos Deputados

Sr. Presidente: eu não contesto isso, mas o que digo é que lhes sai do corpo.

E facto que há carregadores que trabalham domingos e dias feriados, que auferem um vencimento superior a uma pessoa de categoria; mas isso sai-lhes dos ossos e da pele, pois ganham esse dinheiro com muita energia e muito trabalho.

Sr. Presidente: referindo-me agora ao" que disse o ilustre Deputado o Sr. Ver-gílio Costa, sobre a taxa dos 70 por cento para as outras Companhias, eu devo dizer o seguinte, e por isso chamo em especial a atenção da Câmara, para as considerações que vou fazer.

Eu fui, Sr. Presidente, procurado por pessoal de empresas particulares, que mo vieram pedir a- minha intervenção no sentido do serem melhorados na sua situação, ,;e sabe a Câmara qual a resposta que lhes'dei? Foi a seguinte:

Disse-lhes que, conio Ministro, nada podia fazer-lhes sobre o assunto da sobretaxa ; mas sim apenas pedir junto das diferentes administrações das Companhias que fossem atendidos em tudo quanto fosse justo e equitativo.

Disse-lhes que faria tudo quanto possí-

1 l J'J „ „ n *1~ „

v ci para scrcni ú,tu.uu.i.uuo iio,quij.u t^iiu fosse compatível com os resultados das Companhias e com

Eu, Sr. Presidente, faço justiça-inteira ao procedimento do Sr. Navarro, dizendo isto apenas para ser coerente com o meu modo de ver em face do aumento enorme das despesas, a que não correspondeu ao aumento das receitas, pois estou convencido de que com a sobretaxa dos 50 por cento as empresas não poderão fechar com saldo.

O Sr. Cunha Liai: — A minha pena é que o Sr. Navarro não esteja presente, pois se o estivesse não' lhe seria difícil prová-lo.

O Orador:—V. Ex.n compreende que eu não estou aqui a íazor declarações em nome do Sr. Navarro.