O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16

giar a República, os espíritos que sempre se acostumaram a seguir fielmente a trajectória desembàciada da intramiigên-cia. e da pureza dos princípios não podem, sem desdouro,'afastar-se dessa meta enunciada.

O momento oferece-nos uma excelente oportunidade para assinalávelmente marcarmos doutrina que, longe do ardor das paixões que malsinam, e das más vontades0 que desvirtuam, depare justo acolhimento na consciência pública e sirva para nos impor, nos meios cultos onde formos* apreciados, como caracteres altivos o inquebrantáveis.

Não, Sr. 'Presidente, o meu coração do patriota e a minha sinceridade de republicano, não podem aplaudir os termos do presente projecto. Isto não pode ser tomado à conta do crueldade que jamais senti; é um brado de justiça que deve soar nesta hora em todas as consciências.

Há, sobretudo, uma virtude que deve vibrar õ íjarnuar em uossas almas: saber galardoar os feitos de~ civismo, acarinhando aqueles que os cometeram,.ruas também castigar'serena e impiedosamen-te os que se afastaram do caminho da honra e do mérito. (Apoiados).

Por isso, os que se não sentiram bem dentro das suas fardas de soldados do. brioso exército português no instante grave e angustioso em que a Pátria impe-trava os seus préstimos e aflitivamente os chamava a defender, nos campos da batalha, os lemas sagrados do direito e da civilização; todos os que, escoando-se pela porta falsa da cobardia, se refugiaram no estrangeiro para se furtar ao cumprimento dos seus deveres de honrar â gloriosa bandeira da República que tam bela, heróica e triunfal se ergueu na grande guerra, não nos podem merecer consideração alguma, antes devem atrair a nossa mais veemente repulsa. (Muitos apoiados).

Nestas condições, há só um único caminho a seguir e conseqúentemente um único gesto a esboçar para »>s que têm urna,, nítida e clara compreensão de justiça, dos que sentem na consciência a rígida fórmula do direito: demitir inexorável e irremissívelmente do exercito todos aqueles que não quiseram e não souberam' ser militares. (Apoiados),

Diário da Câmara dos í)eputado»

O presente projecto .não pode, pois, ser aprovado, digo-o franca e Malmente, na antecipada certeza de prestar o culto da admiração e da justiça aos homens-que aqui se encçntram sob o duro peso das responsabilidades de legislar.

(j Pode, porventura, admitir-se, como se observa no corpo do artigo 2.° do aludido projecto, que se estabeleça ax privilegiada condição de reserva para os que, fugindo vergonhosamente aos compromissos tomados-perante o país, despiram as fardas que até aí lhes .deram garantias de vida, em tempo de 'paz, e se foram esconder no estrangeiro, acolhendo-se à sombra duma bandeira que não era a que tremulava neste bemdito solo de Portugal? ! (Apoiados).

A reforma, em todos os ramos de funções públicas, serve, em meu modesto modo de ver, para premiar os serviços daquelas que zelosamente se desoneraram das suas obrigações,- que estragaram energias em prol do seu país, com proveito e com honestidade e que, já gastos . pela idade ou inutilizados pela doença, necessitam descansar das labutas sofridas.

Consentir, portanto, que passem à situação de reformados ôsses que, como já disse, se afastaram do caminho do dever, que demonstraram patentemente não quererem continuar a exercer os seus luga- - • rés, pois deles se afastaram sem que alguém a isso os compelisse, regularizar a situação deprimente desses desertores, é, perinitam-me a 'afoiteza, solidarizar-nos r! num princípio que reputo criminoso, é, emfim, 'em vez de estatuirmos leis mora-lizadoras e plausíveis, alentar a abjecção ç a desonra. (Apoiados).

Há, pois, um gesto que pode ser consentâneo com o nosso procedimento de homens livres e justos: é reprovarmos em absoluto o projecto.que se discute, na parte, é claro, respeitante aos que cometeram o inclassificável acto de deserção, e eu desde já declaro que na altura competente apresentarei uma proposta de substituição no sentido enunciado.