O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

tiessâo de 23 de Abril de 1920

de tribunais sindicais mixtos para estabelecerem a regulamentação do trabalho com base na lei de 8 horas. Esses tribunais existem em quási todos os países industriais, mas entre nós não existe organismo nenhum que possa desempenhar aquela atribuição. O projecto foi apresentado em Novembro e não me consta que já fosse elaborado o parecer.

O discurso será publicado na integra, revisto pelo orador, quando restituir, revistas, as notas taquigráficas que lhe foram enviadas.

O Sr. Presidente do Ministério e Ministro do Interior (António Maria Baptista): — Sr. Presidente: acabo do ouvir as considerações feitas pelo Sr. Manuel José da Silva. S. Ex.a impressionou-se com o caso dos films cinematográficos, talvez por .sugestão.

Ontem, à noite, eu e os Srs. governador civil de Lisboa, comissário geral da polícia e director da polícia do investigação, reunirão-nos para tratar exactamente da elaboração de um regulamento, porque não existe nenhum relativo à exibição dos films.

Não há dúvida que a exibição dalguns •films cinematográficos constitui um extraordinário elemento de desmorali/ação. Por eles só ensina a roubar, a matar e ato a fabricar bombas.

Tudo se aprende nos cinematógrafos sobre a arte do crime e do vício. A sua acção ó mais perniciosa da que a que poderia ter exercido a representação daqueles dramalhões no antigo Teatro do Príncipe Real, porque se pagava uma importância pelo bilhete que não ora acessível à bolsa de todos.

O assunto, por consequência, já foi ventilado, e em breve será elaborado um regulamento sobre os cinematógrafos, porque o que'existe respeita somente às casas de espectáculos.

As considerações que S. Ex.a finalmente fez sobre a lei das oito horas, serão presentes ao Sr. Ministro do Trabalho.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente:—Vai pasbar-se à or-doiii do dia.

Ub íára. Deputados qiiu tôm papéis a eiuki puAíi u Mosa podem remoto loa.,

O Sr. Ministro da Instrução Pública

(Vasco Borges):—Vou mandar para a Mesa duas propostas de lei, ambas de grande necessidade e utilidade, relativas à Biblioteca Nacional de Lisboa.

Sr. Presidente: já não são deesurprôza para os membros da Câmara as lamentáveis circunstâncias as condições de miséria e até opróbrio para o nosso nome, em que se encontra a Biblioteca Nacional de Lisboa.

Já nos jornais se iniciou uma campanha a este respeito, estando efectivamente os Srs. Deputados habilitados a conhecer o que se passa nesse estabelecimento do Estado.

Assim, V. Ex.<_18 intrínsico='intrínsico' que='que' encarado='encarado' de='de' saber='saber' biblioteca='biblioteca' sob='sob' existentes='existentes' dos='dos' número='número' nacional='nacional' vqlumes='vqlumes' se='se' isto='isto' ponto='ponto' lisboa='lisboa' deverão='deverão' também='também' não='não' exemplares='exemplares' nela='nela' como='como' só='só' e='e' volumes='volumes' em='em' valor='valor' é='é' relação='relação' ao='ao' grande='grande' o='o' p='p' ó='ó' material='material' encontram.='encontram.' vista='vista' da='da'>

Pois tudo isto corre o mais grave risco de irremediavelmente se perder !

Se, de repente, circulasse em Lisboa a notícia do que estava a arder a Biblioteca Nacional, esse grande facto alarmaria toda a opinião pública.

Tratava-se, realmente, duma catástrofe nacional.

Pois o que se passa na Biblioteca Nacional de Lisboa é uma catástrofe nacional, porque de facto a Biblioteca Nacional está ii arder constantemente. (ylpoza-dos).

Diariamente está consumindo a Biblioteca de Lisboa um elemento de não menor violência, quo o da destruição polo incêndio que ali lavra; o para V. Ex.as se convencerem disso, bastará que informe a -Câmara do que ainda há pouco tempo na Biblioteca Nacional do Lisboa, se vendeu papel a poso, resto do antigos livros destruídos, que foi comprado por perto de 7 contos!

; V. Ex.as calculam que extraordinária quantidade de livros destruídos representa este valor do papei vonuiuu a, poso S

Se trago estas propostas, é para acudir prontamente a este estado do cousas.