O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18

daqueles povos que levianamente tenham esquecido as suas tradições.

Desde o século xvi qae todos os conflitos, todas as fatalidades de Portugal coincidem com o desprezo que o povo tributa aos seus Laziadas. Durante a dominação dos Filipes, principíilmente durante a dominação de Filipe III em que a opressão atingiu o seu auge, o povo português, então completamente analfabeto, entoava as estrofes dos Lusíadas e sentia-se senhor da sua força e do seu valor aguardando o momento que não tardou para vibrar o golpe decisivo contra os seus opressores,

Com os nossos desastres nacionais têrn sempre coincidido os momentos em ,que só nos lembramos do nosso épico, para o apoucarmos em caricaturas difamatórias oii doestos do estilo cancrille.

A desgraça riessas ocasiões coincide com o gracejo.

É por todas estas razões de observação que eu não me canço, em vez de fazer política, de proclamar que ó necessário pugnar pela integridade da nação portuguesa, e que para nos engrandecermos aos olhos do estrangeiro é necessário procurarmos efectivar o restabelecimento da nossa biblioteca nacional.

Portugal ou ficará merecendo o desprô-so das outras nações, ou tem que cuidar com atenção das suas mais caras tradições ali arquivadas.

Com isto termino as minhas considerações sobre o assunto, aparte o direito que a minoria socialista tem de na especialidade do projecto, discutir os pontos que entender, com o fim de se fazer alguma cousa prática.

Pareceu-me indispensável ter feito as minhas largas considerações no intuito de esclarecer aqueles que porventura não conhecessem de perto o assunto, visto que ele é especial e os Srs. Deputados não podem ter conhecimentos especiais de todos os assuntos que na Câmara se debatem. ,

Não se trata de um terna em que convenha, se possam ou se devam arnesqui-nhar quaisquer 'despesas, o que em compensação se poderá fazer em qualquer outro problema que não seja este.

Quero ainda dizer à Câmara que se está levantando um movimento de iniciativa particular para ajuda do salvamento das bibliotecas e arquivos nacionais. ,

tiiário dd Câmdrti do

AsSim em Évora, uma associação intitulada Pró' Pátria, está trabalhando j á para salvamento dos livros.

O Sr. Jaime Cortezão iniciou pelo jornal Diário de Notícias o angariameflto de recursos para salvamento das bibliotecas e arquivos e subscreveram-se já n urna lista para defesa da biblioteca e arquivos, várias verbas} entre grandes é pequenas.

A essa subscrição concorreu o Chefe do Estado com 100$ mensaes quando ali foi, declarando que manteria essa verba mesmo quando já não fosse Chefe do Estado.

Bíuitas possoas se tem ali inscrito com verbas que vEo desde $10.

Eu tambôm já me inscrevi é outros Srs. Deputados e parece-me que' todos os Sfá. Deputados è Senadores s e inscreverão para concorrer para o salvamento da biblioteca e arquivos nacionais, ameaçados de perecer por abandono.

Tenho dito.

O Sr. Albferto Jordão : — Sr. Presidente : algumas rápidas considerações desejo fazer acôrca do assunto em discussão.

Antes de mais nada, porém, quero manifestar ao Sr. Ministro da Instrução o muito prazer qu'e me causou o facto de S. Ex.a não ter hesitado em vir trazer à apreciação da Câmara uma proposta de tam largo alcance conio a que se refere à Biblioteca Nacional.

Isso demonstra que S. Ex.a sabe aproveitar as ideas levantadas, venham elas donde vierem, e que se interessa de facto pelos asâúntos que correm pela sua pasta.

Num país como o nosso, em que o património artístico e intelectual tem sido descurado, ó bem de registar a forma como o Sr. Ministro da Instrução, pondo de parte quaisquer preocupações, vem até o Parlamento da República, procurando pô-lo ao facto da situação difícil em que se encontra a Biblioteca de Lisboa e, fazendo com que os parlamentares lancem um pouco para ela a sua atenção.

Já foi posta bem em relevo a forma como se encontra essa Biblioteca.