O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20

Diário da Câmara dos Deputados

tado pagou a 1$05 o metro e que, se o quiser vender hoje, recebe dinheiro para pagar tudo quanto tem despendido com os Bairros Sociais.

Veja V. Ex.a e veja a Câmara qual o critério que eu segui quando Ministro, que foi o mesmo critério que segui quando delegado do Governo, quere dizer, critério de porta aberta, em que os negócios do Estado, como os negócios do Bairro, eram tratados à vista de toda a gente.

O que diz respeito aos terrenos, diz também respeito a madeira e à compra a três fornecedores concorrentes que forneciam por igual preço o pinho.

Sim, porque o Sr. Pimentel esqueceu--se de dizer a V. Ex.a que o concurso tinha sido feito por S. Ex.a e que os concorrentes eram sete ou oito.

E se tal proposta fiz ao conselho de administração, foi exactamente por S. Ex.a me ter afirmado que a maior parte dos fornecedores apresentavam, preços que depois não mantinham, deixando de fornecer.

Nestas condições, preguntei a S. Ex.a: '£ se os três últimos concorrentes fornecessem toda n. mnrlpíra, a que tinham, con-

-. w , --^

corrido, ela não seria em quantidade demasiada? •

Respondeu-me S. Ex.a negativamente; disse-me mais que tal quantidade não era nada em relação às necessidades do Bairro.

Neste caso eu e o Sr. Pimentel propusemos em conselho que se adjadiçassem as madeiras aos três primeiros concorrentes, visto que os preços eram quási idênticos, desaparecendo assim o medo que havia, pois que se um faltasse a cumprir o contrato de entrega, ainda ficavam os outros. Então o Sr. Pimentel concordou comigo, assim como o conselho, que votou.

Por isto vê a Câmara a honestidade com que foi^tratado esse negócio, o qual é do perfeito conhecimento do Sr. Pimentel, por isso que sempre tive o cuidado, se bem que seja muito pequena a minha inteligência, em tr.itar sempre desses negócios acompanhado.

Posso garantir à Câmara que nunca me encontraram desacompanhado nesses assuntos.

O que é facto é que dos oito concorrentes a que me tenho referido só os três

primeiros foram escolhidos, os quais cumpriram fielmente os seus contratos na sua totalidade, e tendo toda a madeira sido empregada, pelo que se viu que toda ela foi necessária, sendo precisa muita mais.

Admiro que o Sr. Pimentel não fale nurna casquinha que fazia parte desse concurso e que os concorrentes se negaram a fornecer, segundo a sua afirmação, tendo eu, de acordo com S. Ex.a, mandado adquirir alguma casquinha para a construção das portas e das janelas, não tendo eu dúvida alguma em a mandar adquirir por isso que vi logo que o artigo tinha tendência para alta.

Verificou-se que o artigo custava em média 1$30 a 1$35 o pé, e assim disse ao Sr. Presidente que não tivesse medo em fazer o negócio por isso que estava pronto a ligar o meu nome ao seu.

Comprou-se de facto -toda a casquinha que havia no mercado, e não estou arrependido disso, por isso que ela hoje está pelo dobro do preço.

Esta foi a minha opinião, mas eu não sou técnico.

Com respeito à fábrica do Parque, eu

fal

e

ad

energia que eu não possuo ; eu não tenho coragem de agarrar um Fulano pelas orelhas e pô-lo lá fora.

Interrupção pelo Sr* Plínio Silva.

Tenho pena que V. Ex.a não venha para o nosso lado, pois teria mais um homem a defender, neste Parlamento, a causa da justiça, a qual será poderosamente auxiliada com a inteligência de V. Ex.a

Voltando ao caso. Foi o Sr. Pimentel que lá anichou engenheiros a 300$ cada um,

O Sr. Ministro do Trabalho (Bartolomeu Severino) : — V. Ex.a está enganado. O ordenado dos engenheiros é de 150$.

O Orador: — Não estou enganado. Fui eu que levei a proposta para o Sr. Ramada Curta assinar e lembro-me muito bem que eram 300$. Não quero dizer que agora não se pague a 150$.

V. Ex.a faz-me a fineza manda pregun-tar para os Bairros Sociais pelo contrato dos engenheiros. Faz-me essa fineza.