O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 4 e 7 de Junho de 1920

zação neste sentido visto que para esta Câmara ela foi votada.

Eis porque mando para a Mesa o meu projecto de substituição.

O orador não reviu.

O Sr. Raul Tamagnini: — Sr. Presidente: já foi distribuído um parecer n.° 343 no qual está incluída a matéria tratada no projecto em discussão.

Nesta conformidade e para que não fique por esse parecer autorizada só a Câmara de Faro, mas todas as câmaras sobre as quais haja pareceres semelhantes, requeiro que entre em discussão o parecer n.° 248.

Pausa.

O Orador:—Retiro o meu requerimento, se V. Ex.% Sr. Presidente, assim o autoriza.

Foi admitida a proposta do Sr. Alfredo de Sousa.

O Sr. Eduardo de Sousa : — Sr. Presi dente : quero lembrar a V. Ex.a que existe o parecer n.° 343 que contêm assunto que já foi tratado.

Peço a V. Ex.a que declare que esse parecer fica prejudicado, para que não possa haver mais tarde protestos.

O Sr. Francisco José Pereira: — Sr. Presidente : declaro a V. Ex.a, em nome da comissão de administração pública, que aceito a substituição mandada para a Mesa pelo Sr. Alfredo de Sousa.

O Sr. Pedro Pita: — Sr. Presidente: esta Câmara toma decisões que não se compreendem facilmente.

Há ocasiões em que um projecto vindo das comissões volta outra vez para elas; noutras ocasiões, como agora, estando distribuído um projecto elaborado por uma dessas comissões, esse projecto é pôs-to de parte para se votar uma emenda que é mandada para Mesa e que ó nem mais nem menos do que esse mesmo projecto apenas com uma alteração visto que o artigo 1.° ó a cópia fiel dôsse projecto.

É de lamentar que o Sr. Alfredo de Sousa, conhecendo esse projecto a ponto de o copiar textualmente, em vez de ter pedido que ele entrasse em discussão viesse apresentar um projecto novo. Não me

33

parece que seja absolutamente legítimo este procedimento para com as comissões, sobretudo para com as comissões que trabalham e produzem. Devo ainda dizer, Sr. Presidente, que a comissão de administração pública tendo do apreciar vários projectos deliberou reunir todos eles e apresentou um projecto de lei que incluísse todas as câmaras municipais. Foi justamente o que se fez relatando o parecer desse projecto o Sr. Francisco José Pereira.

Foi este o motivo por que não pude deixar sem protesto o facto de, em vez de logicamente se pedir que esse projecto entrasse em discussão, s'e mandasse para a Mesa um contra-projecto com ares de novidade, quando afinal ele é a cópia fiel do existente.

Sr. Presidente: eu já na comissão- discordei de uma percentagem estabelecida de 1,5 por cento como não concordo hoje com a percentagem de 3 por cento. Já na comissão, por impressões que trocámos, entendemos que talvez 3 por cento não fosse o bastante, e, desde que não se estabelece uma percentagem fixa, mando para a Mesa uma emenda ao projecto do Sr. Alfredo de Sousa para que sejam subs-tituidas as palavras «3 por cento» por «até 5 por cento».

Aproveito a ocasião de estar no uso da palavra para pedir a V. Ex.a, Sr. Presidente, que consulte a Câmara sobre se permite que a sessão se prorrogue até se votar este projecto.

Tenho dito.

O orador não reviu.

Consultada a Câmara, resolveu afirmativamente.

O Sr. Brito Camacho:—Requeiro a contraprova.

Feita a contraprova, verificou-se o mesmo resultado.

O Sr. Henrique Brás: — Sr. Presidente : com os numerosos projectos de lei que têm sido apresentados a este Parlamento, para dar às câmaras municipais novas fontes de receita, têm acontecido cousas verdadeiramente extraordinárias, que não são de molde a dar aos trabalhos parlamentares um grande prestígio.,