O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8

cação duma carta no Diário de Notícias, em que se diz que a comissão de inquérito não dizia a verdade.

Pregunto a V. Ex.a e à Câmara: j fez ou não fez o chefe da repartição a acusação terminante de que o decreto publicado por niim era de autoria da moagem! Se fez não há aqui nada de duvidoso; é tudo quanto há de mais claro. Se realmente houve qualquer afirmação nestas condições do chefe do Ministério, da qual se pudesse tirar uma conclusão, peremptória, ^ qual é o direito de fazer insinuações vagas? (Apoiados}.

jjQual o direito de tirar conclusões tam terminantemente que vêm ferir a honra doutrem? (Apoiados}.

Sr. Presidente: nesse mesmo relatório há divergência fundamental, que ó absolutamente impossível conciliar.

Encontro-me com as mãos livres neste momento, porque já não podem acusar--me de, com quaisquer palavras, ter inte-.rêsse em ocultar algumas faltas, ou de que pretenda que a comissão me seja ou não favorável.

Repito, a absolvição não me honra nada : começou por falsidade, acabou por falsidades.

Sr. Presidente: fui Ministro dos Abastecimentos,, o este mês, o mais largo da minha vida, não quero dizer o que ele foi, simplesmente direi isto à comissão : é que entrei no Ministério com a greve dos caminhos de ferro do Sul e Sueste, e que era absolutamente necessário para a defesa da República que essa greve se resolvesse e eu resolvia-a, e resolvi-a, estou convencido que pela primeira vez, sem que fossem aumentados os vencimentos.

A situação em que fui para esse Ministério sabem-no V. Ex.as

Estava a revolução do norte na sua maior pujança, e V. Ex.as compreendem a minha situação, visto que o meu nome havia pertencido a um partido alcunhado de traição.

Não faltou nada ao exército do norte, embora tivesse lutado com dificuldades consideráveis. Mas ninguém pode dizer que houvesse faltas para o exército republicano, naquela hora que se lutava com dificuldades de transportes.

É preciso ter uma grande coragem e exercer um grande esforço para se poder conseguir isto. (Apoiados).

Diário da Câmara dos Deputados

Também nessa ocasião havia resistência da parte do cada merceeiro em fornecer géneros. Havia o que, se permitem a frase já consagrada, se chama ainda as bichas. Acabaram nessa ocasião.

E isto foi conseguido no espaço de um mês, com muito esforço e boa vontade.

Não tendo meio para abastecer o norte, estava preparado o vapor Lima, mas o estado do mar não permitia a saída desse vapor.

Foi ao norte.

Isto representa enormes dificuldades. Isto não viu a comissão de inquérito, e ou não a censuro por isso, porque não" foi para ver as cousas boas que ela foi nomeada, mas para ver as cousas má?.

Andarei de cara levantada.

Devo declarar que estou cansado, e que não posso continuar a representar na vida política do meu país o papel, até certo ponto de destaque, que tenho representado até aqui.

Sairei do Parlamento para não voltar cá mais. Não sairei do meu partido, porque não tenho razão absolutamente alguma para assim proceder.

Nestes termos, agradecendo todas as defereneias do Y. Ex.;i e da Câmara, -eu tenho a honra de enviar a declaração da minha resignação de voto, que leio.

Leu-se na Mesa.

É a. seguinte:

Declaração

Declaro, em harmonia com as minhas considerações verbais, .que resigno o meu mandato de Deputado, e envio para a Mesa o passe dos Caminhos de Ferro do Estado que possuía naquela qualidade.

Sala das Sessões da Câmara dos De-pulados, 11 de Junho de 1920.— João Henriques Pinheiro.

Para a Secretaria.

O Sr. António Granjo: — Sr. Presidente: a Câmara está impressionada com os termos da declaração do Sr. João Pinheiro.

S. Ex.a referiu-se aos seus serviços, prestados muito especialmente quando da revolução monárquica no norte.