O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SessSio de 21 de Julho de 1920

Poder, deu a opinião do que se constituísse um. Governo de momento, quo procurasse rosolvcr, dentro da Câmara c com a Câmara, as questões reputadas" essenciais, como seja a votação de algumas propostas de finanças que permitam ávida do País até o regresso da normalidade.

Daí o preconizar-se, como só preconi/ou, um Ministério de concentração geral de forças, que não exclui a fiscalização dos vários agrupamentos políticos e parlamentares ; porém, quanto a mini e ao meu Partido, essa fiscalização não devo ser feita com carácter de oposição.

Tínhamos, portanto, de pôr de 'lado essa fórmula, e visto que o Partido Republicano Português, é aquele que tem as responsabilidades do que fez, do que há--de fazer e ainda daquilo que os outros fazem, nós tínhamos de deixar o Poder, o que aliás fizemos do bom grado, e aceitámos toda o qualquer combinação, menos democrática e liberal, e ainda com a condição do Partido Republicano Português não ter preponderância-nessa combinação.

Dentro desta fórmula, com bastante latitude cabiam várias ^combinações, e em face disto, usando das atribuições que lho confere a Constituição, o Sr. Presidente da República, chamou o leaclcr do Partido Liberal nesta Cârnam.

Não tínhamos mais do que acatar essa indicação, e desde osso momento, nós não podíamos adoptar outra atitude, nem. tínhamos mais do.que contribuir, tanto .quanto possível, para que essa combinação surtisse os seus efeitos.

Sr. Presidente: tendo o actual Sr. Presidente do Ministério dito que os democráticos teriam o mesmo número de pastas qne os liberais . . .

O Sr. Presidente do Ministério e Minis-tro da Agricultura e, interino, do Interior

(António Granjo) (Interrompendo):—^V. Ex.a dá-uie licença? Eu não apresentei essa fórmula como minha, tomoi-a das mãos do general Sr. Correia Barreto o eu iiíto fiz mais do quo adoptar o critério de S. Ex.íl

O Orador:—Eu suponho que S. Ex.a o general Sr. Correia Barreto quando .pensou om organizar Ministério tinha-sc lembrado desta fórmula, mns não tinha

ideas firmes a esse respeito, e tanto que,, depois de algumas démarcJics, o depois-de se ter avistado com o directório do-meu Partido, f>lo entendeu, o a meu ver muito bem, que a melhor forma a adoptar • era a de um Governo de concentração.

Em vista disso, procuion do novo uma', representação do Partido Liberal, e fez--llie ver quanto havia de vantajoso eni-adoptar aquela forma.

Como V. Ex.as vêem, não era portanto-uma idcu firme, uma idea nítida que S. Ex."' tinha, antes era uma idea nebulosa que se modificou em face de uma conferência que-teve .com o directório do meu partido.

Mas o nosso ponto de vista ora garantir ao Governo que se formasse uma colaboração que ó devida a todos os republicanos e homens de bem. Aguardemos os actos de V. Ex.a, para que, avaliando-os, cooperando em todas as propostas que tenham por objcclivo, melhorar e modificar ui situação angustiosa do País, possa--mós equilibrar de novo a máquina gover-nativíi.

O Crovêrno, portanto, que aí se encontra, é, menos da 'responsabilidade de nós do qu/3 da de V. Ex.a

Sr ..Presidente: li o programa ministerial; nesse programa, desculpe me V. Ex.a, Sr. Presidente, não há pontos de vista novos, mas, duma maneira geral, impressiona pela sua falta de linhas fortes, de traços vigorosos, havendo até certas pas-sagen;s, que representam muito de vago,, muitq do genérico, muito de elástico, muito-de pouco preciso, muito de pouco nítido.-

Em face desta minha impressão e cotejando a declaração ministerial de V. Ex.a com a do chefe do Governo que precedeu. V. Ex.;i, devo dizer, sem facciosismo e sem .possuir mais amizade ao Presidente-do Ministério que saiu do que a que tenljo por V. Ex.a, que não hesito em optar pela* prinrejra declaração, porque se me afigura-que esta tem traços mais fortes, mais vigorosos e ideas mais precisas.