O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8

Diário da Câmara dos Deputados

O Sr. Ministro da Marinha (Pais Gomes) : — Sr. Presidente: pedi a palavra ipara mandar para a Mesa uma proposta, de lei, para a qual poço urgência.

Aproveito a ocasião de estar com a palavra para me referir ao seguinte:

Na assemblea realizada no domingo, no Teatro Nacional, de homenagem ao bravo marinheiro que foi Carvalho Araújo, foi-me conferido como que um mandato popular, qual ó o de pedir a .V. Ex.a para que seja dada o mais depressa possível, para ordem do dia a proposta de lei relativa à promoção dos sobreviventes do caça minas Augusto de Castilho.

Tenho dito.

O orador não reviu.

A proposta vai adiante por extracto.

O Sr. João Camoesas :— Sr. Presidente: pedi a palavra para chamar a atenção do Sr. Ministro das Colónias para um facto cujo remédio se me afigura estar nas mãos de S. Ex.a

Sabe V. Ex.a e a Câmara não o ignora que Q heróico oficial da armada Carvalho Araújo foi governador do distrito de Inhambane. Fez esse oficial um interessante relatório acerca do seu governo e de assuntos muito interessantes do Governo Geral da Província de Moçambique, documento elaborado com aquela inteligência, com aquela coragem qne earacte-rizavam o homem que soube morrer da maneira mais linda, porque ultimamente tem morrido qualquer português.

Sucede, porém, que havendo um jornal de Lisboa que há dias iniciou a publicação de documentos do malogrado oficial, que estavam em poder da família, logo a repartição pública respectiva, que durante tanto tempo não enco"ntrou momento para fazer a sua publicação, teve a solicitude de prevenir para que essa publicação não continuasse porque, sendo um documento de carácter oficial, só podia sor tornado público por intermédio das instâncias oficiais.

Ora, Sr. Presidente, o qne eu quero pedir ao Sr. Ministro das Colónias é qne não proíba a memória sobre de Carvalho Araújo do conhecimento daquelas palavras que ele escreveu, convencido que fazia um serviço cio seu país, convencido que estava prestando um serviço à Eepú-blica.

Pedia, pois, a S. Ex.a que, como homenagem a esse homem que, como disse, soube morrer pela Pátria, mande publicar 9 mais depressa possível esse relatório, para que os jornais possam a ele referir-se largamente, e para que nós tenhamos conhecimento dos factos que Ole nos apresenta.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Ministro das Colónias (Ferreira da Kocha): — Sr. Presidente: devo dizer que não tinha conhecimento dos factos a que o Sr. João Camoesas se referiu. Sur-preendeu-rne que o relatório de Carvalho Araújo não tivesse sido ainda publicado, porque para isso é que são feitos os relatórios dos governadores dos distritos e províncias ultramarinas.

Se ele não foi publicado, foi um erro ; no entanto, darei as providências necessárias para que ele seja publicado.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. António Francisco Pereira: — Sr.

Presidente: pedia a cileuyão de qualquer dos membros do Governo para as palavras que vou proferir.

Quando há dias se deu o atentado na pessoa do Sr. Dr. Pedro de Matos, manifestou esta Câmara o seu profundo sentimento pelo facto, sentimento a que me associei, por isso que condeno todos os actos, partam eles donde partirem, que tendam a visar quaisquer pessoas. Manifestei-me então, associando-me a esse voto, como me manifestaria também amanhã, se por acaso a Câmara se manifestasse contra o atentado que esteve para vitimar o Sr. Dr. Reis Júnior.

Mus o que me obrigou ^ pedir a palavra e chamar a atenção do Governo é a forma como a polícia está exercendo pressões sobre supostos criminosos.

Condenou o Partido Republicano e muito justificadamente as atrocidades praticadas contra pessoas de vulto desse partido, e eu neste momento devo condenar o levantar o meu protesto contra a forma porque a polícia está procedendo, zur-zindo os presos a cavalo marinho.