O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 30 de Julho de 1920

l

aaara. Apenas uma explicação ao meu velho amigo.

Houve uma parte inteiramente política nas suas considerações, coíno leader do Partido Republicano Portugu&s. Das que tomei apontamento, foram das que me podiam interessar.

Já tinha interrompido S. Ex.a para lho significar o meu acordo com os seus pontos de vista.

O orador não reviu.

'Seguidamente é aprovado o artigo 6.°

O Sr. Afonso de Macedo : — Peço a V. Ex.a consulte a Câmara sobre se consente que, em virtude do Sr. Presidente do Ministério se ter dado por habilitado a responder à interpelação sobre a ajuda

O Sr. Ministro do Trabalho (Lima Duque) : — Declaro a V. Ex.a estar habilitado a responder à interpelação anunciada pelo Sr. Vergílio Costa sobre o, Minis-té-rio do Trabalho.

Visto quo estou no uso da palavra quero dizer que conheço muito bem as necessidades do Asilo Distrital de Aveiro, •e por isso providenciarei sobre ôsse estabelecimento de caridade.

O orador não reviu.

O Sr. José Monteiro : — Pedia a V: Ex.a para ser incluído na ordem do dia o parecer n.° 428.

Foi aprovado o requerimento do Sr. José Monteiro.

O Sr. Manuel Fragoso: — Sr. Presidente: requeiro a V. Ex.a seja incluído na ordem do dia de ségunda-feira um projecto de lei que já tem aprovação no Senado e transitou pelas comissões desta Câmara, e que se refere à situação de oficiais revolucionários.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis) (sobre o modo de votar): — Parece-mo que a votação dôsses requerimentos só prejudica o bom andamento dos trabalhos. Não tom, a meu ver qualquer significação incluir-so na já longa ordem do dia, mais dois, trôs ou quatro projectos. Melhor seria, portanto, S. Ex.as guardarem os seus requerimentos para a primeira oportunidade1.

O Sr. Sampaio Maia:—Pedi a palavra unicamente para agradecer as considerações feitas há pouco polo Sr. Ministro do Trabalho.

O Sr. Evaristo de Carvalho: — Sr. Presidente: como já esteve marcado para ordem do dia o parecer n.° 204 acerca duma proposta de lei apresentada pelo Sr. Ministro da Justiça, requeiro a V. Ex.a se digne consultar a Câmara sobre se permite que seja incluído na ordem do dia de segunda-feira.

Foi aprovado.

O Sr. Mem Verdial:—Eu requeiro para que se entre já na continuação da' matéria o.ntem iniciada.

O Sr. Presidente: — E o quo se vai fazer.

O Sr. Mem Verdial: — Então desisto do requerimento!

O Sr. Presidente : — Como o Sr. Ma-riano Martins pediu escusa de vogal da com-ipsão parlamentar do inquérito ao Ministério das Abastecimentos, é nomeado para substituir tS. Ex.a, o- Sr. Evaristo de Carvalho.

ORDEM DO DIA

Continuação dá discussão da proposta de lei q u c autoriza o Governo a tomar as medidas íjiiic as circunstância» exigirem paira estabe-letfer on srcprimir Qualquer restrição à liberdade de comércio e de transito de géneros de primeira necessidade.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis): — Sr. 'Presidente: iniciei ontem nesta Câmara as minhas considerações a propósito do debate travado pela apresentação da proposta de lei a esta casa do 'Parlamento trazida por S. Ex.a, o Sr. Presidente do Ministério e Ministro da Agricultura, no s-entido de dar ao Governo as autorizações que julga necessárias para resolver o problema das subsis-tôncias.